Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Em três meses, MT já registrou 565 focos de queimada

Da Redação - Priscilla Vilela

O Estado de Mato Grosso continua a liderar o ranking de focos de incêndio do país e inclusive teve um aumento no número de casos no período de janeiro a março em comparação com o ano passado. Do dia 1º de janeiro até o dia 13 deste mês, foram computados 565 focos em municípios. 

Porto dos Gaúchos (618 km de Cuiabá), Nova Maringá (410 km de Cuiabá), Brasnorte (562 km de Cuiabá) e São Félix do Araguaia (1.145 km de Cuiabá), são os principais apontadores com sete, cinco, cinco, e dois focos cada um respectivamente, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Em seguida, os Estados de Mato Grosso do Sul, Roraima, Goiás e São Paulo também possuem os nomes na lista, conforme apontado pelo Sistema de Monitoramento de Queimadas por Satélite. Em todo o país, foram registrados 4.935 casos com aumento de 86 casos em comparação com o mesmo período de 2011.

Somente hoje, em todo o Estado já foram computados 32 casos de incêndio, e os números não são maiores graças à formação de nuvens carregadas.

Contudo, a crescente dos registros no Estado continua alta se comparados ao resto do país, devido às áreas abertas por desmate, principalmente na região da Amazônia Legal.
Imprimir