Imprimir

Notícias / Carros & Motos

BMW ameaça desistir de fábrica no Brasi

Carsale

Segundo informações divulgadas por agências internacionais nesta terça-feira (13), a BMW ameaça desistir do plano de construir uma fábrica no Brasil. O motivo seria a demora para a divulgação do novo acordo automotivo nacional, que deve estabelecer regras mais claras para as importadoras e empresas que preveem investir no país.

De acordo com o diretor de produção da BMW Frank-Peter Arndt, “não iremos para o Brasil para termos prejuízo". O executivo salienta que há um receio de que as novas regras não sejam favoráveis para as corporações que atuam como importadoras e que pretendem aumentar o seu capital nos próximos anos.

O que pode dizer o acordo

Dias atrás, os grandes jornais do país publicaram que a presidenta Dilma Rousseff pretendia liberar as importadoras, com projetos comprovados de instalar fábricas por aqui, do aumento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Também haveria outros incentivos fiscais e regras mais brandas que visam à competitividade, caso fossem planejados novos investimentos em pesquisa e tecnologia.

Porém, o novo acordo automotivo, como vem sendo chamado, está para sair desde novembro do ano passado e está sendo adiado mês a mês. A grande questão é uma negociação complicada e um jogo de interesses das montadoras que já atuam no país com as importadoras que querem desenvolver seus negócios.

A fábrica da BMW

Assim como Land Rover e Mercedes-Benz, por exemplo, a BMW começou a cogitar a instalação de uma fábrica no Brasil após o aumento das restrições para a comercialização de veículos importados, divulgadas em setembro do ano passado. Segundo informações apuradas pela reportagem do Carsale, a montadora está prestes a fechar com uma cidade do Estado de Santa Catarina. A demora para o anúncio oficial está ligada ao longo prazo para a definição do novo acordo automotivo.
Imprimir