Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Cientistas desenham objeto minúsculo capaz de desviar a luz

G1

Uma pesquisa publicada nesta quarta-feira (14) pela revista científica “Nature” apresenta um objeto minúsculo capaz de modificar a luz que incide sobre ele. Desenhado em três dimensões, o objeto tem menos de um milionésimo de metro, tanto na largura quanto no diâmetro.

A tecnologia pode ser usada no desenvolvimento de lentes especiais, as chamadas “superlentes”. Outra aplicação potencial são sensores óticos menores, que podem ser aproveitados na medicina e em ambientes.

Tão importante quanto a potencial aplicação desse objeto é a forma como ele foi produzido. Os pesquisadores utilizaram uma técnica recém-descoberta chamada de “origami de DNA”, que usa moléculas artificiais baseadas no material que contém nossos genes.

Programados usando a sequência da estrutura básica do DNA, esses elementos adquirem a forma desejada pelos cientistas. O objeto descrito na pesquisa é uma espiral com 57 nanômetros (bilionésimos de metro) de comprimento e 34 de diâmetro, e partículas de ouro de 10 nanômetros cada, colocadas em alguns intervalos.
Imprimir