Imprimir

Notícias / Educação

Estudantes de MT participam de Feira Nacional na USP

Da Assessoria/Seduc-MT

Cinco estudantes de Mato Grosso representantes das Escolas Estaduais (EE) Querência, localizada na cidade de mesmo nome, e da Porfíria Paula de Campos, do município de Várzea Grande, participam desde terça-feira (13.03) da 10º Edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). A Feira ocorre na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP), na capital paulista, e se encerra esta quinta-feira (15.03).

Guilherme Weber e Ricardo Rodrigues de França, da EE Querência, estão expondo um trabalho de farmacologia com a seguinte temática: “a Quina no tratamento dos esporões calcâneos”. Por sua vez, os estudantes Diogo Henrique Rodrigues, Dennys Silva Azevedo e Jennifer Teodoro Barros, da escola de Várzea Grande, apresentam um trabalho de Geociência, cujo projeto estuda as mudanças climáticas através de uma mini estação metereológica.

Antes de embarcarem para participar da Febrace, os estudantes participaram da V Mostra Estadual e da VIII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia realizada em Cuiabá, em outubro do ano passado. De acordo com a técnica da Coordenadoria de Projetos Educativos da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Marilza Idalgo, os estudantes de Várzea Grande participaram também da Feira Ciência Jovem realizada em Olinda (PE) em 2011.

“A Seduc está ajudando na permanência em São Paulo dos alunos de Querência, bem como do orientador do projeto. Eles venceram à Mostra Estadual e a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, se inscreveram na Febrace e foram aprovados para participar. Já os estudantes da EE Porfíria Paula de Campos também venceram essas etapas e o Ciência Jovem de onde ganharam como prêmio a ida para a Feira”, explicou.

Marilza Idalgo também citou que todos os estudantes foram contemplados com bolsas de iniciação científica do CNPq. Na Febrace eles concorrem a medalhas, certificados e estágios, entre outros prêmios. Também poderão está entre os nove estudantes selecionados para representar o Brasil na Feira Internacional de Ciências e Engenharia da Intel (Intel ISEF), que neste ano acontece em Pittsburgh, nos Estados Unidos, de 13 a 18 de maio.

Participantes

Esse ano a Feira conta com 324 projetos desenvolvidos por 743 jovens talentos oriundos de escolas públicas e privadas de ensino Fundamental (8ª e 9ª anos), Médio e Técnico de todas as regiões do País. Os projetos, a exemplo das edições anteriores, oferecem soluções alternativas – muitas vezes inovadoras – para problemas da sociedade.

Promovida anualmente pelo Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da Poli, a Febrace é a maior feira brasileira de Ciências e Engenharia. Os projetos deste ano foram selecionados entre 1.505 trabalhos, submetidos diretamente pelos autores e por meio das 54 feiras de ciências afiliadas. No evento, os projetos finalistas serão avaliados por uma comissão julgadora. (com Febrace)
Imprimir