Imprimir

Notícias / Educação

Estudantes de Tangará lançam ‘Escritos e Rabiscos’

Da Assessoria/Seduc-MT

“Nessa escola em dois anos aprendi a ler e escrever, também a interpretar. Por isso fiz essa poesia para o que eu disse confirmar”. A rima do estudante do 2º Segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Escola Estadual Manoel Marinheiro, do município de Tangará da Serra, é um dos textos que integram o livro ‘Escritos e Rabiscos’.

Fruto de um projeto pedagógico de incentivo à leitura, a obra reúne trabalhos (em versos, prosas, poesias e redações) de estudantes do 1º, 2º e 3º Ciclos de Formação Humana e da Educação de Jovens e Adultos. A publicação reúne 80 textos que agregam a interpretação de textos, feitas com desenhos dos alunos do 1º Ciclo.

"Nosso objetivo era o de incentivá-los sobre o prazer da leitura. Também ajudando no fortalecimento de suas potencialidades", explica a professora de Língua Portuguesa da unidade, Isabel Heleodoro dos Santos Fontana. Ela pontua que o desenvolvimento do livro foi realizado de forma conjunta. "Um dos alunos fez uma entrevista com uma funcionária e a transcrição da narrativa está no livro. Todos colaboraram".

Concomitante ao projeto de elaboração dos trabalhos, os professores da área de Linguagens atuaram empregando clássicos literários para incentivar pesquisas e aguçar a curiosidade dos estudantes sobre a literatura.

Foram editadas mil cópias do livro e distribuídas para a comunidade escolar. Cada um dos estudantes com texto publicado recebeu, bem como a assessoria pedagógica e Secretaria Estadual de Educação. Algumas edições ficaram disponível para consulta na biblioteca escolar.

Para 2012 já existe a ideia de uma nova edição, para revelar os talentos da unidade escolar, que atende a um público de aproximadamente 600 estudantes.
Imprimir