Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Estudo aponta diferenças de exercícios físicos entre homens e mulheres

Cad Saúde Pública

Um estudo avaliou a relação entre o sexo e a prática de atividades físicas realizadas no tempo destinado ao lazer. O Estudo Pró-Saúde incluiu 4.030 funcionários de uma universidade localizada na cidade do Rio de Janeiro, no qual foram analisadas as respostas sobre atividade física de lazer de 3.740 participantes.

Os resultados encontrados demonstram um domínio masculino na prática de atividades físicas de lazer. A idade, a escolaridade e a renda familiar per capita estiveram diretamente associadas à prática de exercícios entre as mulheres. Entre os homens, a renda familiar per capita foi o principal determinate.

Os homens se engajaram mais em atividades físicas coletivas e de caráter competitivo e as mulheres em atividades individuais, que requerem do corpo menos força física.

Os resultados encontrados nos estudo sugerem que as atividades físicas praticadas no tempo destinado ao lazer representam um domínio da vida cotidiana organizado segundo determinadoss aspectos, entre eles as concepções acerca do ideal de corpo segundo o sexo, onde homens e mulheres apresentam comportamentos distintos no que se refere à prática de exercícios físicos.

Imprimir