Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Prefeitura recolheu quase mil toneladas de lixo no combate à dengue

Da Redação C/Assessoria

A prefeitura limpou 80 bolsões de lixo em Cuiabá de 21 de junho a 21 de outubro de 2008. A ação fez parte de uma parceria entre as Secretarias de Saúde e de Infra-estrutura na campanha permanente de combate à dengue. Trinta e dois homens trabalharam na retirada de 998 toneladas de lixo que estavam acumuladas em 80 terrenos das quatro regiões da cidade.

Foram 288 caminhões de “lixo da dengue” retirados dessas áreas e levados para o aterro sanitário. O serviço foi coordenado pela Secretaria de Infra-estrutura e financiado pela Secretaria de Saúde de Cuiabá ao custo de R$ 127.856,00.

Paralelamente a este serviço, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Smades), numa outra parceria com a SMS, promoveu o cadastramento de 300 terrenos baldios. Ao todo Cuiabá possui 30.353 terrenos baldios e que serão 100% cadastrados e monitorados via GPS.

“Os terrenos baldios se transformaram em problema de saúde pública”, analisa Simplício, diretor de Vigilância em Saúde e Ambiente da SMS. “Eliminando os bolsões naturalmente estamos eliminando criadouros do mosquito transmissor da dengue”, justifica do diretor

Imprimir