Imprimir

Notícias / Política MT

Almino Afonso será sabatinado na CCJ nesta quarta-feira

De Brasília - Marcos Coutinho

Eleito para compor o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), o advogado Almino Afonso Fernandes será sabatinado na Comissão de Constituição de Justiça do Senado Federal, a partir das 10 horas. Conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Almino recebeu mais de 80% dos votos dos demais conselheiros. 

Almino Afonso conquistou 26 dos 32 votos possíveis e contou com respaldo pleno da bancada federal de Mato Grosso e dos conselheiros federais da OAB-MT, os advogados Ussiel Tavares, ex-presidente da OAB, e Francisco Torres Esgaib. A suplente Dinara Oliveira edve assumir a vaga de Almino no Conselho Federal da Ordem.

O relator da indicação de Almino Afonso é o senador mato-grossense Jayme Campos (DEM), cujo parecer é favorável à aprovação. Como de praxe, após a sabatina, os senadores encaminharão relatório ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP).

Em seguida, Sarney enviará seu relato ao presidente Luiz Inácio da Silva, a quem cabe a confirmar a indicação. Almino Afonso Fernandes, 46 anos, é natural de Brasília e reside em Mato Grosso há 22 anos. 

Almino Afonso foi presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Subseção Colíder, vice-presidente da Caixa de Assistência da Ordem dos Advogados do Brasil - Secção do Estado de Mato Grosso período de 1995 a 1997. Também foi membro da banca examinadora do concurso de Procurador da República, 2008, indicado pelo Presidente do Conselho Federal da OAB.
Imprimir