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Primeiras impressões: Toyota Corolla 2.0 XRS

Auto Esporte

Mudar o conservador estilo é algo que a Toyota dificilmente fará nos próximos anos, mas ousar um pouquinho aqui e ali ela se permite de vez em quando, especialmente, quando quer apelar a um público mais jovem. Enquanto a concorrente Honda trouxe a nova geração do Civic este ano com linhas mais moderninhas, a Toyota inventou uma versão jovial para o líder de mercado Corolla.

Chamada de XRS, a nova versão intermediária do sedã médio recebeu spoilers frontais, laterais e traseiro, assentos com acabamento em couro preto perfurado com costura vermelha, tapetes exclusivos, faróis com máscara negra e luzes de neblina. Além do spoiler, a parte traseira tem como diferencial aerofólio, que integra o brake light, e lanternas de LED. Já as rodas ganharam acabamento em tom grafite.

A identificação visual do Corolla XRS é feita por um logotipo com letras em vermelho. Para completar o conjunto, o volante é novo em relação às versões regulares do modelo, apresentando acabamento reto em sua parte inferior, o que realça a esportividade. Ele incorpora os controles do sistema de som e do computador de bordo e as borboletas do câmbio sequencial.

Mudanças que tiram o lado sóbrio do sedã, porém custando R$ 79.500. A novidade usa como base a versão XEi automática, de R$ 78 mil. O posicionamento do preço deixa a escolha pelo “charme” mais de acordo com o bolso do “jovem” do que por seu gosto — a versão de entrada XLi automática (motor 1.8) sai por R$ 68.500.

No fim das contas, o carro é o mesmo e a versão intermediária GLi automática continua a ser o melhor custo-benefício da linha Corolla — ela sai por R$ 71.500, embora tenha motor 1.8. O Corolla XEi e a nova versão XRS (ambos com propulsor 2.0) oferecem o pacote da versão GLi, acrescido de airbags laterais, acendimento automático dos faróis (assim que o modelo detecta insuficiência na luminosidade externa), conectividade USB para iPod, Pen Drive e MP3/MP4, Bluetooth, luzes repetidoras das setas nos espelhos retrovisores externos, bancos em couro e Cruise Control.

A versão topo de linha é a Altis, que custa R$ 87.800 e traz acabamento interno bege, regulagem elétrica do banco do motorista, acabamento do painel central e das portas em padrão madeira, sensor de chuva, câmera de visão traseira, sistema de som que reproduz MP3 e WMA com quatro alto-falantes e dois tweeters e faróis de xenônio com regulagem automática de altura e lavador.

Nas ruas
O G1 testou o Corolla XRS em ruas e estradas da região da cidade de São Roque, no interior de São Paulo. O motor 2.0 16V Dual VVT-i Flex foi ajustado para reduzir níveis de emissões, mas continua a ser o bom e velho motor japonês "com um gostinho a mais". Esse propulsor tem bloco e cárter de alumínio. A potência máxima é de 153 cv, abastecido com álcool, a 5.800 rpm e de 142 cv a 5.600 rpm, com gasolina, enquanto o torque atinge 20,7 kgf.m a 4.800 rpm com álcool e 19,8 kgf.m a 4.000 giros com gasolina.

Boas retomadas e fôlego em subidas deixam o carro bem prazeroso na condução, especialmente em estradas. A suspensão para o XRS foi ajustada para ter pegada mais esportiva, segundo a Toyota, e deixou a traseira do carro mais estável nas curvas.

Embora se trate de um bom câmbio, a transmissão automática de quatro velocidades já pode ser considerada ultrapassada. Ainda mais em uma versão que tem como objetivo atrair um público mais jovem que, inclusive, adora “brincar” com as trocas manuais nas borboletas do volante. Vontade de mudar para quinta e sexta marchas inexistentes não vai faltar para os mocinhos de 30 a 35 anos.

A transmissão traz a tecnologia Super ECT. O sistema analisa as condições de uso do veículo (ladeira, subida, trânsito etc) e, em função disso, seleciona e mantém a marcha mais adequada para a condição encontrada. A atuação do Super ECT ainda evita mudanças desnecessárias de marcha, otimizando o desempenho e reduzindo o nível de emissão de poluentes e o consumo de combustível, de acordo com a Toyota.

O Corolla XRS acelera de zero a 100 km/h em 11,6 segundos com álcool e em 11,8 segundos com gasolina. A retomada de 60 km/h a 100 km/h, condição de uma condução na estrada, é feita em 7,55 segundos com álcool e em 7,64 segundos com gasolina. De acordo com a montadora, os testes realizados seguem o padrão do Instituto Mauá de Tecnologia, a quem a Toyota encomendou a avaliação, e foram feitos com o ar-condicionado ligado e com duas pessoas a bordo.

O consumo urbano do Corolla XRS 2.0 16V Dual VVT-i Flex é de 6,17 km/l com álcool e 8,22 km/l com gasolina. Na medição de consumo rodoviário, o Corolla 2.0 obteve médias de 10,17 km/l com álcool e 12,84 km/l com gasolina.

Vida a bordo
Nenhum dos “apliques” diferentes do XRS atrapalham a visibilidade do carro. Para quem dirige, tudo continua o mesmo. Mas pode-se dizer que o novo desenho do volante foi um ganho positivo ao carro. Ele está mais confortável para o condutor, exatamente porque a proposta é ser mais esportivo.

Confortáveis bancos completam o bom conjunto, que peca por dois pontos negativos bem irritantes: falta de isolamento acústico suficiente para não passar o ruído do motor para o habitáculo e um ar-condicionado de duas zonas. Tudo bem, este último é um item de carros mais luxuosos, mas o Corolla merece o mimo.

Já a tal da cor vermelha, mesmo sendo apenas detalhes traçados pela costura, com o tempo ela se torna cansativa, exatamente por ser um tom muito marcante. Obviamente, tudo é uma questão de gosto.

Para completar a leve mudança, Wagner Moura e Selton Mello voltam a dirigir o sedã para apresentar a versão XRS. Nada mais previsível do que repetir a dupla em cenas engraçadinhas, que deram certo no lançamento do novo Corolla no ano passado. Afinal, trata-se do carro que a Toyota mais teme em fazer mudanças radicais. A propaganda visa atrair 10% dos consumidores de Corolla, segundo a meta da montadora, que no Brasil vendeu 53.150 unidades do modelo em 2011 e, assim, obteve 25% de participação de mercado no segmento de sedãs médios.

Confira os valores da linha Corolla 2013
XLi Manual = R$ 64.500
XLi Automático = R$ 68.500
GLi Manual = R$ 68.000
GLi Automático = R$ 71.500
XEi Automático = R$ 78.000
XRS Automático = R$ 79.500
Altis Automático = R$ 87.800
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