Imprimir

Notícias / Política BR

Dilma Rousseff vem a MT inaugurar obras da Sadia, Embrapa e Ferrovia

De Brasília - Vinícius Tavares

A presidente Dilma Rousseff estará em Mato Grosso em breve para participar da solenidade de assinatura dos projeto executivos das obras da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico). A visita da presidente petista deve ocorrer entre o final de abril e o início de maio.

Dilma também deve participar da inauguração da sede da Embrapa, em Sinop, e do complexo agroindustrial da Sadia, em Lucas do Rio Verde.

O convite foi feito pelo governador Silval Barbosa (PMDB) à ministra da casa Civil da Presidência da República, Gleisi Hoffmann. Ambos estiveram reunidos nesta terça-feira (20) pela manhã.

De acordo com o governador, a ministra se comprometeu a agendar uma data, mas garantiu a presença de Dilma em Mato Grosso.

“A visita da presidente Dilma está confirmada. Só faltam detalhes quanto à data da ida a Mato Grosso, pois a presidente tem marcadas duas viagens para os Estados Unidos e África no mesmo período”, afirmou.

Embrapa
A sede da Embrapa fica localizada a cerca de 800 metros do aeroporto e tem mais de oito mil metros quadrados de área construída. O investimento estimado é de R$ 30 milhões, sendo metade aplicados diretamente na obra e o restante, na aquisição de equipamentos e mobiliários. No centro de pesquisas deverão ser coordenadas ações de pesquisas em sistemas integrados de produção de alimentos, fibras, florestas e agroenergia para desenvolvimento de tecnologias com foco na preservação e na sustentabilidade

Sadia
A planta da Sadia em Lucas do Rio verde terá capacidade para geração de 200 milhões de litros de biodiesel por ano. A capacidade da fábrica de ração será de 6 mil toneladas por dia. O complexo poderá fazer o esmagamento de 3 mil toneladas de soja ao dia.
Na área de abate, o frigorífico suíno terá capacidade de abater 10 mil suínos e 470 mil frangos diariamente. A fábrica de embutidos como salames, salsichas e linguiças, poderá produzir 50 mil toneladas ao ano.

Fico
A Fico está incluída no PAC ao custo de R$ 4,1 bilhões e passará por mais de 15 municípios de Mato Grosso. A ferrovia de Integração Centro-Oeste promete dar novo impulso para o desenvolvimento dos estados de Mato Grosso, Rondônia e o sul dos estados do Pará e Amazonas, principalmente com a produção de grãos, açúcar, álcool e carne e com redução dos custos no transporte de cargas e acesso mais rápido a vários portos.

Atualizada às 10h33
Imprimir