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Notícias / Ciência & Saúde

Nova gestão do Hospital Regional de Rondonópolis traz mais humanização ao paciente do SUS

Da Assessoria/ Secom-MT

Uma volta pelos corredores do Hospital Regional de Rondonópolis “Irmã Elza Giovanella” é suficiente para observar a satisfação dos pacientes e mesmo dos funcionários e, principalmente, as mudanças estruturais realizadas nos últimos meses pela Sociedade Beneficente São Camilo, Organização de Social de Saúde (OSS) que gerencia o hospital desde 20 de julho de 2011; e em apenas 18 dias foram realizadas 66 cirurgias de ortopedia e traumatologia.

Em menos de um ano, “a SB São Camilo trouxe mudanças substanciais, como a melhoria no atendimento, na estrutura física, no fluxo de pacientes e na demanda reprimida”, conta o diretor técnico Nélio Nunes Capette, que já atuou no hospital como diretor clínico. Segundo o atual diretor clínico Wagner de Almeida Dias, a OS assumiu com o compromisso de continuar com os profissionais e oferecer ao paciente/usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) um atendimento humanizado.

Contando no corpo clínico com 90 profissionais na Clínica Médica, Clínica Cirúrgica Geral e Clínica Cirúrgica Ortopédica e Traumatológica e Hospital Dia, o Hospital Regional de Rondonópolis oferece atendimentos de baixa, média e alta complexidade para 18 municípios da região, além do município de Rondonópolis. “Hoje, o paciente que entra no HRR tem uma equipe de especialistas que acompanha o tratamento até a alta hospitalar”, ressalta Dias.

O aposentado Miguel Menezes de Oliveira, 52, morador de Itiquira, é um exemplo desse atendimento. Miguel está internado desde 25 de novembro para transplante de osso, especialidade que o HRR não atende, mas cuidou de encaminhá-lo para um hospital em Curitiba (PR), que realiza o procedimento. Ele deu entrada na internação bastante debilitado e nervoso por conta do problema e, hoje, agradece a paciência dos profissionais que o atenderam nesse período “difícil”, o bom atendimento que teve, a limpeza do quarto e comida boa.

“O atendimento melhorou 100%. Nosso foco é o paciente”, declara a enfermeira Ana Carla Domingues de Lima, que trabalha no HRR há três anos. Segundo ela, o trabalho humanizado é essencial para o bom funcionamento de um hospital, fato reconhecido nos últimos meses pelos pacientes. Ana Carla ainda completou que com a nova administração até os funcionários têm mais respaldo para trabalhar.

O maqueiro Nilson Vieira de Moraes, funcionário público efetivo há oito anos no Hospital Regional de Rondonópolis, também destacou a humanização no atendimento e o respeito ao trabalho deles; “e dessa forma, a nova administração está atendendo ao objetivo de fazer do HRR referência. Espero que continuem com essa melhora no atendimento e preocupados com o ser humano, tendo esse ‘calor humano’”, completa.

OSS

A SB São Camilo é mantenedora de 27 hospitais, quatro clínicas e um plano de saúde distribuídos por todo o território nacional. De São Paulo, a entidade expandiu suas atividades e, hoje atua em Minas Gerais, Amapá, Piauí, Pará, Ceará, Maranhão e Espírito Santo.

Quando a SB São Camilo assumiu a gerência do HRR, o hospital estava sem equipe de Ortopedia e, além de reformas na estrutura física para melhoria e adequações de determinados setores, a atual diretoria precisou negociar a volta desses médicos e reforçar a equipe com novos, e também com novas contratações na área médica e outras. O que possibilitou ao HRR, fechar o mês de agosto com a realização de 337 cirurgias.

“Se o Estado não tivesse tomado essa iniciativa (contrato com as OSSs), a população de Rondonópolis não teria as providências que são tomadas hoje”, assinala o diretor Wagner Dias. Conforme ele, o número de exames triplicaram e a média de cirurgias já é de 330/mês e dos atendimentos de urgência e emergência, 1.220/mês.

O diretor técnico - responsável por gerenciar as necessidades técnicas do hospital e pela aquisição de equipamentos e aparelhos - ressalta que “com a gestão igual a essa, a direção tem autonomia para atender as necessidades dos hospitais”. Nélio Capette explica que com as normas que regem a administração pública, na administração hospitalar, as aquisições devem passar pelo processo licitatório o que emperra o atendimento de qualidade na saúde pública.

A produtora rural Luzia Sabino Rocha, moradora de Juscimeira, observou a diferença pelo qual o HRR passa. Acompanhante do tio internado para tratamento de trombose, ela elogia o atendimento que tiveram e, que graças aos cuidados que recebeu, num quarto novo e limpo, a doença do tio não se agravou ainda mais e em breve terá alta. O hospital dispõe de 118 leitos ativos, sendo que todos passam por adequações.


Administração do Hospital Regional de Rondonópolis ganha apoio da população /

A nova administração realiza ainda a reforma de todo o telhado, reforma e ampliação do Bloco III da Urgência e Emergência, e cobertura de acesso da ambulância; obra de adequação de repouso feminino e masculino e banheiros, C.P.D, enfermaria da Pediatria e acessos; substituição de todas as portas da sala de RX, Tomografia, Ultrassonografia e salas administrativas.

O HRR atualmente conta 703 colaboradores, atuando nos diversos setores do hospital - Endoscopia, Urgência, Emergência, Fisioterapia, U.T.I, C.C.I.H, C.M.E, Clínica Médica, Clinica Pediátrica, Clínica Cirúrgica, Clínica Ortopédica, Centro Cirúrgico, Ambulatório Assistencial e Apoio Administrativo.
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