Imprimir

Notícias / Educação

Estado oferta cursos de qualificação em vários bairros de Cuiabá e Várzea Grande

Da Assessoria/Setas-MT

Promover o acesso à educação profissional é uma forma de facilitar a inclusão social ao mundo do trabalho. Não por acaso o conhecimento e a oportunidade são palavras que caminham juntas quando o assunto é emprego e geração de renda. Todas estas premissas fazem parte do Projeto Copa em Ação, um programa de qualificação profissional desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT) e Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo de 2014 (Secopa-MT).

Diferentemente dos demais projetos de qualificação estadual, o Copa em Ação tem o foco no fortalecimento do Sistema Público de Emprego (Sine), no microempreendedorismo individual e, principalmente, nos cursos de qualificação profissional. Contudo, esta iniciativa do Governo visa ainda a promoção da cidadania, visando as reduções das desigualdades sociais. Eis então uma grande ferramenta de operacionalização do programa: a proximidade com a comunidade dos bairros de Cuiabá e Várzea Grande.

Em 2011, o Projeto Copa em Ação qualificou 270 pessoas, nas 12 turmas de cursos ministrados em diferentes pontos do Capital do Estado, entre eles, os bairros Dom Aquino, Poção, Altos da Glória, Nova Esperança, 1º de Março, Paraíso II, Sucuri, Centro América, Ribeirão do Lipa, Jd. Passaredo e Novo Colorado. A população destas regiões pode participar de cursos como Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Recursos Humanos, Manicure e Pedicure e Recepcionista.

Este ano, as turmas de qualificação formadas diretamente nas associações de bairros iniciaram com foco no setor da construção civil. Assim, o curso de Pintor de Obras, Aplicador de Revestimento Cerâmico, Pedreiro e Eletricista estão acontecendo no Pedra 90, Santa Izabel, Ribeirão do Lipa, Três Barras, CPA I, Novo Terceiro, Jd. Liberdade e Jd. Mossoró.

Já em Várzea Grande, o Copa em Ação realizou várias turmas na Associação de Empregados Domésticos e Similares do Estado de Mato Grosso (Seeds-MT) em 2011. A Cidade Industrial já recebeu também este ano os cursos de Beneficiamento de Peixes, na Comunidade Souza Lima, além da Capacitação em Pedreiro para os moradores do Jd. Glória.

"A proximidade entre Estado e comunidade será fundamental para o sucesso das ações de Governo, avalia o secretário Adjunto de Assuntos Comunitário da Setas-MT, Benjamin Lira de Araújo. Para ele, as comunidades carentes de Cuiabá são alvo de várias ações estaduais e isso faz parte do projeto de responsabilidade social do Governo, que inclui a criação de projetos com viabilidade econômica, geração de renda e atendimento das demandas sociais.

Mais de 500 vagas foram disponibilizadas gratuitamente para as comunidades e associações de Cuiabá e Várzea Grande desde a criação do Programa Copa em Ação, em agosto do ano passado. A ação foi possível graças a parceria entre Governo do Estado com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial e também com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Está prevista ainda a oferta de 1.000 vagas em cursos de qualificação, fruto da parceria entre Setas-MT e Microlins Informática. Serão formadas 20 turmas para a capacitação em Currículo, Entrevista e Seleção, mais 20 turmas para o curso de Marketing Pessoal e Projetos Profissionais e outras 10 turmas para aprender sobre Ferramentas na Internet.

Cabe destacar também, a parceria formada recentemente entre Setas-MT e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), cujo objetivo é a qualificação de pessoas residentes nas comunidades rurais das cidades do Vale do Rio Cuiabá, além de facilitar o acesso aos serviços disponibilizados pelo Mutirão da Cidadania, um programa itinerante que percorre os 141 municípios de Mato Grosso.

"O investimento em qualificação será muito importante para as pessoas aproveitarem as inúmeras oportunidades geradas pela Copa de 2014. Para tanto, o Governo vem se desdobrando para atender esta grande procura da população pelos cursos gratuitos dos programas de qualificação do Estado", disse o secretário adjunto de Trabalho e Emprego da Setas-MT, Jean Estevan.
Imprimir