Imprimir

Notícias / Cidades

Prêmio ‘MPE Brasil 2009’ está com inscrições abertas

Da Redação/Com Assessoria

As inscrições para a etapa estadual do Prêmio ‘MPE Brasil 2009’ já estão abertas. O prêmio, que faz parte do programa nacional ‘MT Competitivo’, visa reconhecer as micro e pequenas empresas brasileiras que promovem o aumento da qualidade, produtividade e competitividade. Os empresários interessados em participar devem se inscrever até o dia 31 de julho. A participação é gratuita.

“O MPE Brasil atua como uma espécie de ‘bússola’ para as empresas, pois avalia as práticas de gestão e repassa as informações necessárias para que o empresário perceba o que precisa ser modificado”, ressalta o superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-MT), instituição que coordena o prêmio em Mato Grosso, Ary Soares de Souza Júnior. Além do IEL-MT, o evento também é promovido pela Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt).

Na primeira edição realizada em Mato Grosso, 46 empresas se inscreveram. “É um número muito significativo para a primeira realização do prêmio no Estado. A meta que o MBC - Movimento Brasil Competitivo impôs até 2010 é de que 100 mil inscrições sejam feitas em todo o país e, acreditamos que Mato Grosso será um dos players para atingirmos esse número”, revela José Augusto de Castro, coordenador jurídico do Movimento Brasil Competitivo (MBC), entidade parceira do MT Competitivo.

Para o empresário Fernando Branco, proprietário da empresa mato-grossense Cordeiro Premium do Porto, uma das selecionadas em 2008, a participação no MPE Brasil contribuiu para o aprimoramento dos processos de gestão. “É a primeira vez que participamos de um prêmio e o conhecimento que adquirimos está sendo colocado em prática”, afirma ele.

Para participar do prêmio, é necessário que as empresas tenham receita bruta anual de até R$ 2,4 milhões; pelo menos um ano fiscal; domicílio fiscal no Estado e comprovação de regularidade fiscal e estatutária. “A inscrição das empresas consiste no preenchimento de um questionário de auto-avaliação baseado nos critérios de excelência - liderança, estratégias e planos, clientes, sociedade, informação e conhecimento, pessoas, processos e resultados”, explica o superintendente.

Também são considerados os resultados financeiros e operacionais que demonstram a saúde empresarial da organização. O prêmio conta com o apoio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), Fundação nacional da Qualidade (FNQ), Movimento Brasil Competitivo (MBC), Grupo Gerdau, Petrobrás e Sebrae Nacional. As inscrições para a edição 2009 do prêmio pode ser feita no IEL-MT ou por meio do site www.mbc.org.br/mpe/mt. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (65) 3611-1679.
Imprimir