Imprimir

Notícias / Cidades

Presidente inspeciona obras de reforma e ampliação

Da Assessoria/ TJMT

Apesar das fortes chuvas que atingem a região, o prazo para conclusão e entrega das obras de reforma e ampliação da Comarca de Barra do Garças (509km a leste de Cuiabá) continuam sendo o final deste ano. As obras, que incluem a reforma de 1.600 m² do Fórum e construção de um Tribunal do Júri e de um espaço para o Arquivo do Poder Judiciário da comarca, foram iniciadas em 26 de dezembro de 2011, atendendo pleitos de magistrados, servidores e jurisdicionados da comarca. O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Rubens de Oliveira Santos Filho, vistoriou in loco os serviços que estão sendo realizados. “O principal beneficiado será o jurisdicionado, mas todos que fazem a estrutura judicial andar também ganham com as melhorias”.

A visita foi acompanhada pelos magistrados José Antonio Bezerra Filho, diretor do foro e titular da Segunda Vara Cível, Jeverson Luiz Quinteiro, titular da Primeira Vara Cível, além do juiz Francisco Rogério Barros, responsável pelos Juizados Especiais e os juízes da Primeira Vara Criminal, Otávio Vinicius Affi, e da Segunda Vara Criminal, Moacir Rogério Tortato.

O presidente conheceu as futuras instalações do Tribunal do Júri, com 628m², e do Arquivo, com 230m², que ficam ao lado da antiga estrutura e serão ligados por uma passarela. Também verificou a reforma do prédio, que terá alterações em seu lay out, bem como reforma total dos sanitários e obras que favorecem a acessibilidade. “São obras que atendem padrões propostos pelo CNJ e que visam melhorias de âmbito geral”, esclareceu o presidente Rubens de Oliveira.

O diretor do foro, juiz José Antonio Bezerra Filho, destacou o empenho da gestão pelas obras. “Tínhamos que recorrer ao plenário da Câmara Municipal. Com a construção do Tribunal do Júri, os magistrados terão mais agilidade. As obras foram aprovadas com rapidez e ajudarão no gerenciamento das quatro varas cíveis, duas criminais e Juizados Especiais. Estamos nos aproximando de 30 mil processos e precisamos de um espaço que favoreça a gestão deste volume”, ponderou o diretor do foro.

A Comarca de Barra do Garças foi fundada em 12 de dezembro de 1948 e instalada em 27 de outubro de 1949. Completará este ano 64 anos. Além dos jurisdicionados de Barra do Garças, a comarca atende também aos municípios de Novo São Joaquim, General Carneiro, Ribeirãozinho, Torixoréu, Araguaiana e Pontal do Araguaia.

Entrega de Caminhonete - O presidente do TJMT ainda entregou uma caminhonete ao Juizado Volante Ambiental (Juvam). A entrega do veículo propiciará mais segurança e agilidade nos atendimentos pelo Juizado, que tem uma média diária de três ocorrências. “Vai auxiliar muito em nosso deslocamento. Um veículo deste é de suma importância, principalmente para o atendimento de casos específicos, como pesca predatória, depredação ambiental e poluição de rios”, destacou o juiz Francisco Rogério Barros.

Na sequência, o desembargador Rubens de Oliveira reuniu-se com advogados da região na sede da OAB-MT e logo depois visitou a sede do Ministério Público.
Imprimir