Imprimir

Notícias / Cidades

Trabalho Pedagógico na área de comunicação ganha horário em TV

Da Assessoria/Seduc-MT

Um trabalho pedagógico na área de comunicação, desenvolvido pelos alunos da Escola Estadual Dom Bosco, da cidade de Lucas do Rio Verde, chegará a toda a comunidade com a exibição pela retransmissora da RedeTV, no município. Produções de 30 minutos, enfocarão temas como drogas, sociologia, músicas e esportes radicais. A expectativa é para veiculação ainda no primeiro semestre de 2012, sempre aos sábados, com direito a reprise no domingo.

O projeto iniciado em 2009, durante as aulas de sociologia do Ensino Médio Integrado a Educação Profissionalizante (Emiep) nas áreas de informática e administração, ganhou o sugestivo nome de ‘Sociokê?’. Uma alusão a dificuldade dos estudantes compreenderem a grafia e sonoridade da disciplina.

O coordenador pedagógico do Ensino Médio Inovador, Fernando José Ribeiro dos Santos, explica que o estúdio de rádio, da escola, foi inicialmente empregado para a gravação dos programas pilotos. O local já era utilizado para a veiculação do Programa Educomunicação e serviu para gravarem as entrevistas.

A produção das pautas, a edição das imagens, dos gráficos que ilustram as reportagens, são criados no espaço escolar. “Buscamos trabalhar com temas diversificados, contemplando todas as áreas de conhecimento”, explica o coordenador.

Para 2012, está programado a participação de estudantes do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio regular. Toda a produção será dos alunos e as gravações de entrevistas serão realizadas no estúdio da emissora. A parceria com a TV foi obtida por intermédio de um ex-professor da unidade.

“Toda a estrutura está bem organizada e as funções delegadas. Os programas permitem uma grande troca de conhecimento. Antes não tínhamos um patrocinador e com essa novidade vamos poder ampliar as possibilidades. Normalmente as gravações eram realizadas no espaço escolar e agora não ficaremos mais restritos”. A fala é da estudante Julyevelen Sartori, de 17 anos, matriculada no Emiep técnico em administração.

A unidade escolar trabalha atualmente com 1,6 mil matriculas nas modalidades Ensino Médio Regular, Inovador e Médio Integrado à Educação Profissionalizante (Emiep).
Imprimir