Imprimir

Notícias / Informática & Tecnologia

Microsoft diz que UE ajuda monopólio do Google

Folha Online

Microsoft diz que UE ajuda monopólio do Google
Publicidade
da Folha Online

A Microsoft disse que os legisladores da UE (União Europeia) auxiliarão o Google a deter monopólio no negócio de buscas na internet, caso eles prossigam com planos de regulamentação do sistema operacional Windows.

Segundo a edição do último sábado (9) do jornal "The Financial Times", a argumentação foi submetida à CE (Comissão Europeia) para a ação antimonopolista que o órgão executivo da UE move contra a gigante norte-americana de softwares.

Google foi indicado pela Microsoft em julgamento da UE por práticas de monopólio
No ano passado, Microsoft recorreu contra a multa de 899 milhões de euros (R$ 2,7 bilhões) imposta pela Comissão Europeia, pelo não cumprimento das obrigações determinadas pelo órgão em 2004 para corrigir violações às regras de concorrência. O processo está em andamento.

Uma porta-voz da CE informou que "a comissão examinará todos os argumentos delineados pela Microsoft".

A gigante norte-americana da informática argumentou que "se há uma empresa que sai ganhando neste caso, é o Google", segundo uma fonte ligada ao caso.

A Microsoft diz que o que está em jogo, por trás dos navegadores da internet, é o rentável mercado dos sites de busca e de publicidade on-line, claramente dominados pela Google.

"Esse caso não é sobre o Google", disse um porta-voz da gigante de buscas. "É sobre como dar aos consumidores mais escolhas e real competição entre browsers que dão acesso à internet." 

A UE aplicou uma multa recorde de 1,06 bilhão de euros (quase R$ 3 bilhões) à Intel, maior fabricante mundial de chips, por práticas anticompetitivas. A empresa é acusada de pagar ilegalmente a fabricantes de computadores para que adiassem ou cancelassem o lançamento de produtos contendo chips fabricados por uma de suas principais concorrentes, a AMD.
Imprimir