Imprimir

Notícias / Brasil

Latrocínios aumentam 8,8% em São Paulo

Terra

Os latrocínios em São Paulo aumentaram 8,8% no primeiro bimestre deste ano na comparação com o mesmo período de 2011. Segundo o relatório divulgado hoje pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-SP), foram registrados 49 casos de roubo seguido de morte, contra 45 no ano passado. Em 2011, o crescimento deste crime chegou a 20,9%.

A polícia alerta às pessoas para jamais resistirem a um assalto e considera que a maior parte dos casos de latrocínios atinge vítimas que reagem. Segundo a SSP, este tipo de crime é praticado, em geral, por jovens sem experiência. A Polícia Civil criou uma delegacia especializada na investigação de latrocínios: a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Em compensação ao aumento deste crime, outros índices de violência melhoraram no estado paulista. O índice de homicídios teve uma tímida queda de 2,17%, com 15 casos a menos. Os roubos a bancos reduziram em 14,6%, as prisões aumentaram em 11,82% e os flagrantes de tráfico de drogas aumentaram em 22,5%.

Orientação
Para evitar os latrocínios, as vítimas de roubos não devem reagir à abordagem, em hipótese alguma. Devem, depois de ser assaltadas, ligar para o telefone 190 (Emergência). A SSP explica que viaturas da Polícia Militar estão quase sempre por perto. Como são rastreadas, podem ser acionadas e chegar rapidamente ao local e, muitas vezes, a tempo de prender os ladrões.

Imprimir