Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Sobe para sete o número de pessoas mortas por dengue hemorrágica em MT

Da Redação/ JA/AA

 Mais dois casos de morte causados por dengue hemorrágica foram registrados em Mato Grosso no prazo de uma semana. Os dados estão no relatório da Secretaria de Saúde, divulgado hoje. A Secretaria  de Saúde de Mato Grosso  continua reforçando o alerta para a ampliação nas ações de prevenção e controle da dengue aos 141 municípios do Estado.

 A grande preocupação é quanto ao aumento das notificações dos casos graves e de ocorrências de mortes.  De 1º de janeiro até ontem ( 17), foram registradas 2.813 notificações. No mesmo período do ano passado foram registradas 4.980 notificações. 

O número representa uma queda de 43.51%. Desse total,  94 notificações são de casos graves da doença, assim distribuídos: 27 casos foram confirmados como sendo casos graves e 67 estão sob investigação. Dos 94 casos graves notificados 87 evoluíram para cura, sete casos resultaram em óbito. 

 Os casos graves de dengue ocorreram em vários municípios do Estado. A  capital do Estado, por exemplo, registrou 40 casos graves. Desse total, nove foram confirmados como casos graves e 31 casos estão sob investigação. Dos 40 casos graves registrados, 38 evoluíram para a cura e dois resultaram em óbitos.

Na segunda maior cidade do Estado, Várzea Grande, foram registrados 13 casos graves de dengue, sendo que três casos foram confirmados e 10 casos estão sob investigação. Os 13 casos registrados de Várzea Grande evoluíram todos para a cura. Em Nova Nazaré foi registrado  um caso como grave e evoluiu para óbito e está sob investigação.

A coordenadora do Programa de Controle da Dengue, Maria de Lourdes Girardi, disse que “o Estado já tem implantando o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) cujo objetivo é identificar, interpretar e analisar informações de ocorrências de doenças de notificação compulsória, inclusive a dengue, cujos casos graves podem ser notificados pelo telefone 0800-6471201, com plantão 24 horas, inclusive nos finais de semana e feriados, no intuito de melhorar a prevenção e a assistência aos pacientes suspeitos de dengue”.

A Vigilância do Estado em parceria com a Vigilância do município de Cuiabá estará promovendo uma capacitação dos profissionais médicos das Unidades de Pronto Atendimento para o diagnóstico e tratamento oportuno das ocorrências dos casos graves de dengue. A capacitação acontece amanhã (19).

Leia também:

Cuiabá registra 11 casos de dengue hemorrágica




Imprimir