Imprimir

Notícias / Cidades

Chapada dos Guimarães aguarda liberação de recursos

Da Assessoria

Chapada dos Guimarães está localizada a cerca de 60 quilômetros de Cuiabá. Com uma população estimada de 17 mil habitantes, o município busca fomentar ainda mais a economia e o turismo para receber a Copa do Mundo de 2014.

Faltando pouco mais de dois anos para o mundial, a prefeitura de Chapada tem demonstrado preocupação com a falta de recursos para desenvolver o turismo no município e no estado. Segundo o prefeito Flávio Daltro, o orçamento do estado destinado aos municípios para a área de turismo é insuficiente para atender as necessidades do setor. Chapada possui vários projetos, que ainda aguardam a liberação de recursos para serem executados.

Entre os projetos estão a construção de um centro de eventos, a revitalização da Salgadeira, do mirante e do parque nacional, incluindo o circuito das cachoeiras. Além de obras de segurança e infraestrutura no Portão do Inferno. Mas segundo o prefeito, as obras fundamentais e emergenciais são a finalização da duplicação da MT-251 que liga Cuiabá a Chapada, e as relacionadas ao abastecimento de água da cidade. A ineficiência no fornecimento de água é considerada um problema crônico para a expansão do turismo na região, o município já possui R$10 milhões de uma emenda parlamentar, que serão aplicados na execução das obras de reestruturação do sistema de água.

O prefeito sugeriu uma parceria entre a AMM e o governo estadual para mapear os municípios turísticos, e assim adequar as políticas públicas para o turismo e conhecer a importância dessa área para a arrecadação estadual. “A AMM já ajuda muito os municípios quanto ao turismo levando as reivindicações dos gestores até o governo”, enfatizou o prefeito.

Imprimir