Imprimir

Notícias / Esportes

Em Cuiabá, direito ao esporte é tema de encontro entre adolescentes

Da Assessoria/ Maria Estela Caparelli

Será realizado neste sábado, 31 de março, em Cuiabá (MT), Encontro da Rede de Adolescentes e Jovens pelo Direito ao Esporte (Rejupe). O evento é uma iniciativa do UNICEF em parceria com o Instituto Internacional para o Desenvolvimento da Cidadania (Iidac) e Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT).

O encontro reunirá jovens lideranças da rede, representantes dos governos municipal e estadual e da sociedade civil, incluindo autoridades envolvidas na organização da Copa do Mundo de 2014.

O evento contará com as presenças de adolescentes do núcleo da Rejupe em Cuiabá e de representantes da Secretaria Extraordinária da Copa de 2014 (Secopa), das Secretarias Estadual e Municipal de Esporte e da Secretaria Estadual de Segurança Pública.

Também participarão do encontro representantes da Reitoria da UFMT, de universidades privadas e de organizações da sociedade civil, como Rede Cidadã, Instituto Desportivo da Criança, Associação Atlética do Banco do Brasil e Projeto Bom de Bola, Bom de Escola.

Será o sétimo evento da série de encontros da Rejupe realizados desde fevereiro nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo (veja calendário abaixo). Durante cada um dos encontros, os adolescentes conhecerão o planejamento dos Estados e dos municípios para os megaeventos esportivos, como a Copa de 2014, e elaborarão propostas para promoção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes no esporte e por meio do esporte.

Em Cuiabá, os adolescentes e jovens conhecerão a proposta da Secretaria Extraordinária da Copa de 2014 (Secopa) para a construção do legado social do mundial de futebol na cidade.

Sobre a Rejupe – A Rede de Adolescentes e Jovens pelo Esporte (Rejupe) foi criada em abril de 2011 durante o Encontro Nacional dos Adolescentes pelo Direito ao Esporte Seguro e Inclusivo, realizado, no Rio de Janeiro, pelo UNICEF em parceria com o Iidac, Instituto Esporte & Educação (IEE), Sesc e Centro de Promoção da Saúde (Cedaps).

O objetivo da rede é promover a integração e a participação qualificada de adolescentes das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 em espaços de discussão de políticas públicas de esporte seguro e inclusivo para crianças e adolescentes brasileiros.

A ideia é garantir que jovens lideranças contribuam para a construção de um legado social positivo para os megaeventos esportivos que serão realizados no País.
Imprimir