Imprimir

Notícias / Política MT

Salgadeira deve ser reaberta após revitalização de até R$ 1,4 milhão

Da Redação - PV

Após quase três anos do maior cartão postal de Chapada dos Guimarães, o complexo turístico da Salgadeira fechado, impedindo o acesso da população ao local, por problemas de preservação ambiental, o deputado federal Júlio Campos (DEM/MT) destina R$ 1,4 milhão de suas emendas individuais para revitalização do local.

O complexo turístico foi construído no Governo de Júlio Campos, em 1.985, em parceria com o presidente da Embratur, João Dória, e o secretário de Comércio, João Bulhões.

“Há quase três anos o complexo da Salgadeira está fechado. Isto é prejudicial a todas as famílias cuiabanas, de Chapada, da baixada cuiabana, e aquelas de baixa renda que tinham na Salgadeira a única fonte de lazer para passar seus fins de semana com a família. Também prejudica o turismo local e aqueles que dependem dele”, defendeu Júlio Campos.

Segundo o parlamentar, que construiu o complexo na época em que governou Mato Grosso, é preciso revitalizar o local que é o cartão postal de Chapada dos Guimarães, além de ser referencial turístico do estado de Mato Grosso.

O local foi fechado em setembro de 2010, há quase três anos, por meio de uma ação do Ministério Público Estadual. Aonde foram apontados problemas referentes à disposição de resíduos a céu aberto, sistema de tratamento de esgoto tomado pela vegetação; ausência de gerenciamento de resíduos; presença de processos erosivos no estacionamento; ausência de licença ambiental; equipamentos de segurança e certificado do Corpo de Bombeiros vencidos; tubulações de esgoto de pia de cozinha em drenagem pluvial; entre outros.

Segundo o parlamentar é preciso reunir revitalização com preservação adequada, para que a população e todos os turistas tenham acesso a esse parque natural de diversões de riqueza milenar.

Em decisão sobre o caso, a Justiça homologou o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre o Ministério Público e o Governo Estadual para que a revitalização do complexo da Salgadeira seja feita.

Chapada dos Guimarães é uma área de preservação nacional, composta por inúmeras cachoeiras, cavernas, mirantes e rochas que formam uma beleza mágica.

Localizada em posição estratégica, Chapada é muito próxima ao Centro Geodésico da América do Sul, com cachoeiras de águas transparentes, a expressão exuberante da natureza, composta em sua estrada com grandes paredões, com uma vista maestral, com uma riqueza natural sem igual.

As informações são da assessoria
Imprimir