Imprimir

Notícias / Brasil

PE: 4 mulheres perdem visão após cirurgia de catarata

Terra

A Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) investiga o caso de quatro mulheres que perderam a visão de um dos olhos depois de serem atendidas pelo Instituto da Visão de Pernambuco, localizado em Caruaru, no agreste do Estado. Segundo as primeiras informações, as mulheres foram submetidas a cirurgias de catarata no mês de março e logo em seguida começaram a apresentar o problema. O bloco cirúrgico da unidade de saúde foi interditado.

De acordo com o gerente geral da Apevisa, Jaime Brito, há suspeita de infecção hospitalar. As primeiras investigações apontam problemas no fluxo dos equipamentos cirúrgicos e ausência de testes de esterilização na sala. O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) vai instaurar uma sindicância para apurar a conduta médica dos profissionais envolvidos no caso.

Na semana passada, as quatro mulheres, que não tiveram seus nomes divulgados, estiveram num hospital especializado em oftalmologia no Recife para avaliação mais profunda do estado de saúde delas. O resultado deve ser divulgado ainda esta semana. A principal suspeita até o momento é que as pacientes tenham sido infectadas por uma bactéria.

O laudo da Apevisa sobre o caso deve sair em, no máximo, uma semana. A direção do Instituto da Visão disse que vai esperar o resultado dos exames para se pronunciar sobre o caso e tomar as devidas providências. O Terra entrou em contato com o Instituto, mas não obteve retorno.
Imprimir