Imprimir

Notícias / Cidades

Reunião da Anprej apresenta resultados otimistas

Da Assessoria/Jucemat

A Primeira Reunião Plenária da Associação Nacional dos Presidentes das Juntas Comerciais (Anprej) do ano, realizada em Pernambuco, teve resultados otimistas. Entre eles melhorias tecnológicas e de recursos humanos e orçamentário para o Departamento Nacional do Registro do Comércio (DNRC). Para a próxima reunião prevista para o início do mês de julho, a eleição da nova diretoria da Anprej, será uma das novidades.

Os trabalhos, em Recife (PE), contaram com a presença do secretario de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Humberto Luiz Ribeiro, que apresentou um aumento de aproximadamente R$ 22 milhões no orçamento deste ano para o DNRC.

Os recursos deverão ser aplicados na melhoria do ambiente tecnológico das juntas comerciais e na reestruturação do DNRC. O setor de Recursos Humanos de cada uma das Juntas será beneficiado. “O recurso veio em boa hora, é uma reivindicação antiga da Anprej considerando a necessidade de reestruturação do DNRC”, explicou Roberto Peron, presidente da Jucemat.

Vários outros assuntos pertinentes aos trabalhos realizados pelas Juntas Comerciais foram discutidos, mas ainda demandarão mais estudos para serem implementados. A eleição da diretoria da Anprej era um dos tópicos previstos para ser votado em Recife, mas foi adiada para o início de julho, quando acontecerá a segunda Reunião Plenária da Associação, na cidade paranaense de Curitiba.

O presidente tem mandato de um ano, prorrogável por mais um. No caso do atual presidente Clodezir Bessa Filgueiras, ele ocupa o cargo há cerca de seis meses, na vagância da ocupação. Trata-se de uma decisão colegiada em que só os presidentes das Juntas Comerciais votam.

A Reunião Plenária do Encontro Nacional de Presidentes de Juntas Comerciais, primeira de 2012, aconteceu entre os dias 21 e 24 de março, no Hotel Atlante Plaza, abrindo o calendário de trabalho para 2012. Contou com a presença de 25 presidentes de Juntas Comerciais, 27 secretários gerais, aproximadamente 25 representantes de Tecnologia da Informação (TI), além de assessores e vogais. Da Junta Comercial do Estado de Mato Grosso (Jucemat) participaram João Gilberto Calvoso Teixeira (Secretário Geral), a advogada Kátia Cristina Teixeira da Costa Diniz (representando o procurador geral, Gentil Bussiki) e Derisvaldo Souza Rodrigues, da Tecnologia da Informação (TI), liderados pelo presidente Roberto Peron.
Imprimir