Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Força Nacional e PF vão proteger agentes do Ibama em ações no Pará

G1

Homens da Força Nacional e da Polícia Federal vão reforçar a segurança de agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) em operação que combate a exploração ilegal de madeira no Pará.

A proteção, que começou nesta segunda-feira (2) ocorre após emboscada armada contra fiscais do órgão e do ICMBio na região de Cachoeira da Serra, no sudoeste do estado.

A operação dos agentes ambientais contra registro de fraudes no comércio de madeira acontece em cidades como Cachoeira da Serra, Óbidos, Itaituba, Novo Progresso e Altamira. São verificados também o cumprimento de embargos à madeireiras feitos entre 2009 e 2011.

Na última quinta-feira (29), dois homens armados atiraram contra policiais ambientais que faziam a escolta dos agentes ambientais. Os suspeitos estavam com armas automáticas, coletes à prova de balas e máscaras que cobriam o rosto. Eles fugiram após a troca de tiros com os policiais. Um inquérito policial será instaurado para verificar o crime.

Irregularidades
A operação do Ibama, que iniciou na segunda quinzena de março, já detectou 8 km² de área desmatada na região em diversas fazendas e apreendeu dois tratores, uma motosserra e uma espingarda.

Sobre a emboscada, a PF trabalha com as hipóteses de tentativa de assalto, retaliação da comunidade contra a atuação do Ibama ou uma ação organizada por um fazendeiro de Cachoeira da Serra para impedir a retirada do seu maquinário apreendido pelo instituto numa extração ilegal.

Ainda segundo o Ibama, o presidente da Associação de Produtores Rurais de Cachoeira da Serra, Luiz Carlos Dechantt, procurou a coordenação da operação para negar que a emboscada tenha partido da comunidade e disse que repudia qualquer ato de violência contra os servidores.
Imprimir