Imprimir

Notícias / Política MT

Corregedoria do Conselho Federal de Medicina fica com cuiabano

De Brasília - Vinícius Tavares

O médico cuiabano José Fernado Maia Vinagre, de 60 anos, assumiu nesta semana a titularidade da corregedoria do Conselho Federal de Medicina (CFM). A nova atribuição chega após dois anos e meio desempenhando a função de corregedor-adjunto do conselho e acontece junto com a posse da nova diretoria do órgão, que dirigirá o CFM pelos próximos dois anos e meio.

Segundo ele, cabe ao corregedor a responsabilidade por analisar em última instância todos os processos de sindicância envolvendo médicos que passaram pelas corregedorias estaduais dos Conselhos Regionais de Medicina (CRMs).

"O corregedor é o responsável por analisar todas as denúncias que chegam em desfavor de um médico. Tenho que conhecer também um pouco de Direito. Está tudo muito interligado. Um corregedor precisa analisar todas as normas jurídicas, a sua legalidade e o Código de Processo Ético Profissional da medicina", afirmou o doutor.

Até então, Vinagre exercia o quarto mandato como conselheiro do CRM de Mato Grosso e deve se afastar temporariamente das funções para se dedicar exclusivamente ao cargo de corregedor do CFM, em Brasília.

Pediatra com 37 anos de profissão, Vinagre é filho do médico José de Faria Vinagre, primeiro médico formado no Estado, fundador e primeiro presidente do CRM-MT e detentor do registro 001 do conselho.



Atualizada às 11h59
Imprimir