Imprimir

Notícias / Educação

O que a memória dos filmes faz no ser humano vira debate na UFMT

De Barra do Garças - Ronaldo Couto

A relação do individuo com os filmes. O que acontece ao assistir uma cena ou chorar com um filme. A memória dos filmes está sendo debatida por acadêmicos e professores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) no campus de Barra do Garças.

A idéia é mostrar essa relação positiva ou até mesmo negativa que acontece com o ser humano. A mediação do debate é da pesquisa em cinema e audiovisual Emi Koide. O evento é promovido pelo projeto de extensão Cineclube Roncador.

Os debates tiveram início na segunda-feira (02) com a exibição do curta-metragem "La jetée", de Chris Marker, 1962, e a discussão sobre o cinema e a produção da indústria cultural.

O ciclo está previsto para ser encerado na quarta-feira (4). Ainda serão exibidos os filmes "Um corpo que cai", 1958, clássico de Hitchcock, e "Eu te amo, eu te amo" 1968, de Alain Resnais.

O coordenador do projeto, Magno Silvestri, analisa que o ciclo permite um estudo aprofundado da arte cinematográfica, promovendo discussões sobre teorias e correntes do cinema.

Emi Koide é doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo, mestre em Comunicação e Estética do Audiovisual pela Escola de Comunicação e Artes, bacharel em Filosofia e Artes Visuais.

A participação é gratuita e os inscritos vão receber certificado de 12 horas.

Com informações da Ascom/UFMT


Atualizada às 16h22

Imprimir