Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Hospital se preocupa com qualificação e oferece curso de residência e pós-graduação

Da Assessoria

O Hospital Santa Rosa já tem a primeira turma de residência na área de enfermagem com especialidade em terapia intensiva do estado de Mato Grosso. Três alunos passaram pelo processo seletivo e durante um ano terão 1800 horas de aula prática na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) sendo acompanhados pelo preceptor, profissional que monitora os residentes.

De acordo com a coordenadora do curso, a enfermeira Rosimari de Moraes Maciel, o residente passa por estágio na UTI adulto, coronariana, oncologia e também no pronto atendimento, onde atende pacientes graves na porta de entrada do hospital. Os alunos fazem rodízio durante o dia e possuem escalas de plantão para o fim de semana.

Os estudantes também possuem aulas teóricas e participam das reuniões clínicas com equipe de multiprofissionais e já saem aptos a atuar em todos estes setores, com certificado de especialidade em terapia intensiva. “Hoje em dia o mercado cobra muito experiência. A residência é uma ótima oportunidade para o recém-formado adquirir experiência e sair preparado para encarar o mercado de trabalho com um certificado”, afirmou Rosimari.

PÓS-GRADUAÇÃO
Além da residência, que teve início em março, outros 21 alunos cursam a pós-graduação também na modalidade fisioterapia em terapia intensiva. As aulas são de sexta a domingo no auditório do Hospital Santa Rosa.

A coordenadora do Centro de Estudo do Hospital Santa Rosa, Beatriz Fátima de Oliveira, explica ainda que a qualificação profissional é essencial na hora de conseguir um emprego e por isso o curso de pós-graduação ajuda muito inserir os profissionais no mercado.

O curso de pós-graduação é mais teórico do que a residência, mas ainda possui 36 horas de aula prática para dar mais experiências aos enfermeiros. O curso é anual e em janeiro novas inscrições serão abertas para os interessados. O telefone para mais informações é 3618-8182.
Imprimir