Imprimir

Notícias / Agronegócios

FAT Giro/Rural: Prazo para pagamento vence hoje

Da Redação/Com assessoria

O departamento técnico da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Famato) alerta os produtores para que fiquem atentos ao prazo para o pagamento de 10% da parcela de 2008 do FAT Giro/Rural; das operações repassadas pelo BNDES; fundos constitucionais (Finame e FCO); Pronaf e Fat-Integrar, este último reclassificado para o FCO. Com isso o produtor deve se dirigir a sua instituição financeira para quitar o valor da parcela do Fat, e de todas as outras operações que vencem nesta sexta-feira (15).

No caso das operações Fat-Giro, efetuadas junto ao Banco do Brasil (BB), o agricultor que
não conseguir efetuar o pagamento dos 10% poderá negociar o parcelamento. É importante que o produtor formule uma carta junto a sua instituição para aderir à repactuação das dívidas.

De acordo com o gerente técnico da Famato, Luciano Gonçalves, houve bom senso por parte do banco em procurar saber a real situação de cada produtor. “Neste momento muitos produtores se encontram em situação adversa. È uma oportunidade para mostrar que há interesse por parte do produtor em quitar suas dívidas, mas será muito difícil devido a maior necessidade de utilização de capital próprio na implantação da próxima safra, 2009/2010”.

O Banco do Brasil divulgou ainda o cronograma de pagamento para 2009 e os próximos três anos. No dia 30 de agosto, o produtor terá que pagar 1% referente ao saldo devedor do empréstimo. O percentual sobe para 10% do valor do saldo, a ser amortizado em 2010 e 2011 e vai a 35% nos anos de 2012 e 2013.

A decisão obedece à determinação da resolução nº 594 do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), publicada no dia 1º de abril no Diário Oficial da União, que trata da ampliação do prazo para pagamento das dívidas do FAT Giro/Rural. As tarefas de operacionalização e ajustes do cronograma de amortizações da renegociação ficam por conta dos bancos.
Imprimir