Imprimir

Notícias / Agronegócios

Agronegócio: setor agropecuário mostra insegurança e mantém pior indice

Ipea

Os diferentes setores de atividade agropecuária viveram melhora importante quando o assunto são as empresas do setor. Contudo, mesmo que todos tenham se tornado mais confiantes desde o mês de fevereiro o pior da série do Sensor Ipea , os movimentos não foram iguais.

No caso da agropecuária, por exemplo, a apreensão do setor vem se reduzindo lentamente em dois temas: contas nacionais e aspectos sociais. No primeiro, desde fevereiro observa-se que o que mais preocupava o setor era o desempenho do PIB industrial, mas a expectativa melhorou, passando de -21,4 pontos em janeiro (queda esperada de 1,5%) para -4,65 em abril, indicando a crença de que o PIB industrial permanecerá estável. Também a expectativa para o PIB comércio e serviços indicava, em fevereiro, queda de 1,5% e, em abril, o cenário apontado é de estabilidade.

Havia ainda crença em quadro adverso para as exportações (fev-35,7 pontos) que se tornou apreensão em abril (zero ponto). Chama a atenção que, em abril, cresceu muito o temor quanto ao PIB agropecuário.
Imprimir