Imprimir

Notícias / Economia

Confiança do consumidor americano sobe ao maior nível desde setembro

Folha Online

O índice de confiança do consumidor americano na economia local, elaborado pela Universidade de Michigan, subiu em maio pelo terceiro mês seguido, informou a instituição nesta sexta-feira.

Com isso, o indicador chegou ao seu ponto mais alto desde setembro do ano passado, quando se agravou a crise financeira global devido à quebra do banco de investimentos Lehman Brothers.

O indicador fechou o mês em 67,9 pontos, subindo 2,8 pontos sobre abril. O dado também ficou acima do esperado pelos analistas do setor, que apostavam em 67 pontos.

O índice de expectativas dos consumidores, por sua vez, chegou a 69 pontos neste mês, contra 63,1 pontos em abril. É o ponto mais alto desde outubro.

"A confiança dos consumidores subiu no início de maio, com os consumidores cada vez mais convencidos de que a economia está em sua fase final de contração e, paradoxalmente, que as suas finanças pessoais permaneceriam ruins, mantendo seus gastos em níveis reduzidos para um futuro imprevisível", informou a Universidade de Michigan em comunicado.

De acordo com a pesquisa, a confiança permanece incerta, com a maioria dos consumidores relatando que sua situação financeira havia piorado devido principalmente à queda na renda, à menor carga horária de trabalho e à perda de empregos.
Imprimir