Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Mapa mostra direção e velocidade dos ventos dos EUA em tempo real

G1

Informações sobre condições locais dos ventos, como direção e intensidade, estão disponíveis nos serviços de previsão do tempo. Mas dados isolados de diferentes cidades não deixam perceber a movimentação dos ventos em larga escala. É isto que o "Mapa dos Ventos" tenta resolver.

Lançado em 28 de março pela brasileira Fernanda Viegas e pelo americano Martin Wattenberg, ambos do Google, o mapa mostra em tempo real os fluxos de vento, representados por linhas brancas que se movem sobre o território dos Estados Unidos.

"Para mim, o interessante nesse tipo de visualização é a possibilidade de ajudar as pessoas a perceberem a beleza e vitalidade do nosso planeta", conta Fernanda, que é referência mundial em visualização de dados e foi incluída na lista das mulheres mais influentes na área da tecnologia, elaborada pela revista "FastCompany".

Por enquanto, o mapa se restringe aos EUA, que disponibilizam uma base de dados detalhada da previsão climática do país em tempo real. Mas Fernanda e Wattenberg têm interesse de expandir o projeto para outros países - caso eles também liberem este tipo de informação.

Além do sentido do movimento, é possível perceber a intensidade dos ventos. Quanto mais linhas brancas no mesmo sentido, maior é a velocidade. Assim, áreas mais brancas indicam presença de ventos mais fortes. Também é possível visualizar os fluxos de vento de dias anteriores na galeria de mapas do projeto e comparar a mudança na movimentação do ar.

"Uma das motivações para trabalharmos no Wind Map foi a ideia de inspirar o uso de energias renováveis", diz Fernanda. O projeto é uma iniciativa independente, não ligada ao Google.

Imprimir