Imprimir

Notícias / Cidades

Proprietários rurais de Nortelândia visitam campo experimental da cultura do maracujá

Da Redação/Com Assessoria

A prefeitura municipal de Nortelândia, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, realizou nesta sexta-feira (15), no Viveiro Municipal, uma visita acompanhada pelo técnico agrícola Antônio Carlos Tavora da empresa Tropical Frutas de Tangará da Serra, com o objetivo de tirar dúvidas de pequenos proprietários rurais sobre o plantio do maracujá, que está sendo incentivado pela atual administração.

Técnicos do município desenvolvem um campo experimental da fruta, com 1.200 pés, plantados em 01 hectare de terra, no viveiro administrado pelo município, com o objetivo de apresentar aos interessados à cultura, e assim fomentar a produção do maracujá, como alternativa de renda as famílias ligadas à agricultura familiar.

Assentados, proprietários rurais e técnicos dos municípios de Nortelândia, Arenápolis e Alto Paraguai, passaram toda a manhã conhecendo detalhes de plantio e manuseio da fruta, para obterem o melhor resultado em termos de colheita e qualidade do maracujá em sua propriedade. De acordo com o Gerente da Tropical Frutas, Aurélio Augusto Galli, em um hectare de área plantada é possível produzir de 35 a 40 toneladas/ano. Após o plantio, entre cinco a seis meses já possível colher e comercializar a R$ 600 reais a tonelada.

“É uma cultura muito rentável e com baixo custo, para se ter uma idéia com apenas duas pessoas é possível cuidar da área plantada, e assim manter o produtor no campo com rentabilidade” afirmou Aurélio Galli. Ele informou também que a empresa pretende desenvolver na região, em dois ou três anos outros projetos na área da fruticultura, como o plantio da acerola e da manga.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ruberley Gomes de Resende, disse que o governo municipal está buscando implantar vários projetos, como forma de alavancar a economia, através de cadeias produtivas que possam manter o mercado aquecido o ano inteiro, gerando emprego e renda as famílias do município. “O projeto é diversificar a economia, desta forma estamos definindo várias cadeias produtivas, por que é de forma diversificada, que queremos garantir o sustento das famílias” destacou Ruberley Gomes.

O prefeito municipal de Nortelândia, Neurilan Fraga, destacou que a pasta do desenvolvimento criada com o objetivo de promover a recuperação econômica do município, vem sendo orientada por ele a buscar alternativas de viabilidade econômica, discutir com os interessados e implantá-las de forma gradativa. A administração já vem apontando algumas saídas, como a criação da cooperativa de produtores que vai atuar em diversas frentes, a habilitação do município para elaborar projetos de financiamento através do Fundo Constitucional do Centro Oeste (FCO) e outros, e a captação de recursos para construção de um mini-laticinio, entre outras medidas que estão sendo tomadas para que o município possa transformar sua economia.

Participaram da visita técnica, o superintendente regional do MT Regional, José Benedito de Souza e pequenos proprietários rurais dos assentamentos São Francisco, Nossa Terra Nossa Gente e Raimundo da Rocha.
Imprimir