Imprimir

Notícias / Brasil

Presos serão vacinados contra a gripe, diz Ministério da Saúde

G1

O Ministério da Saúde divulgou que 500 mil doses de vacinas contra influenza foram reservadas e serão enviadas para as secretarias estaduais e municipais de saúde para imunizar todos os presos do país contra a gripe.

Os presos também receberão as vacinas de hepatite B (para todas as faixas etárias), dT (difteria e tétano tipo adulto), tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e febre amarela (para as áreas com recomendação).

A iniciativa ocorre devido a uma portaria conjunta dos ministérios da Saúde e Justiça para garantir os direitos dos presos. Atualmente, 25 estados já aderiram ao plano, estando aptas a fazerem a distribuição das doses no sistema penitenciário. Segundo o Ministério da Saúde, em relação à tuberculose, por exemplo, a população privada de liberdade apresenta chances 27 vezes maiores de contrair a doença na comparação com a população em geral.

O plano prevê ainda a criação de equipes de saúde de atenção básica dentro das unidades prisionais. O trabalho começa no mês de maio, segundo o ministério.
Imprimir