Imprimir

Notícias / Cidades

Mais de 200 gestores participam de capacitação no Tribunal de Contas

Da Redação/Com Assessoria

Para capacitar os gestores de Mato Grosso a diminuir falhas administrativas, evitar a prática de irregularidades e promover a melhoria das políticas públicas no Estado o Tribunal de Contas realizou em Cuiabá, nesta sexta-feira, dia 15, uma capacitação para jurisdicionados de 52 municípios. Mais de 200 pessoas compareceram à Escola Superior de Contas para aperfeiçoar os conhecimentos em controles Externo e Interno, Licitação, Planejamento, Regime Próprio de Previdência Social e legislação de pessoal, prestação das Contas de Governo e de Gestão.

Na abertura do evento, o conselheiro presidente Antonio Joaquim enfatizou a importância em agregar conhecimentos em administração pública, vez que objetivo do TCE é coibir as irregularidades constatadas na execução orçamentária das prefeituras. “A partir da orientação, o Tribunal vai exercer a função de fiscalizar e punir quem cumpri as Leis”, frisou o conselheiro ao destacar que na próxima terça-feira, dia 19, o Pleno do TCE inicia os julgamentos das contas anuais do Exercício de 2008.

O presidente também abriu o ciclo de palestras, apresentando aos participantes os “Resultados e Desafios do Controle Externo”. Além das publicações técnicas do Tribunal, o conselheiro expôs os projetos na área de comunicação, que reforçam as ações de transparência da instituição. A relevância de avaliar as políticas públicas do Estado e a fiscalização separada das contas de governo e de gestão também foi tema explanado pelo presidente Antonio Joaquim. Assuntos que foram debatidos com profundidade pelos auditores do TCE no decorrer da capacitação.

Estava presente no evento, o conselheiro do Tribunal de Contas de Rondônia, Edilson de Souza Silva. “Por meio uma pesquisa entre os Tribunais do Brasil, o de Mato Grosso se destaca em todas as esferas de controle”, destacou o conselheiro, que está conhecendo exemplos de modernidade, planejamento e tecnologia para implantar sistemas e projetos similares naquele Estado.

Também ministraram palestras o auditor substituto de conselheiro, Luiz Henrique Lima, abordando o tema “Licitações e contratos na visão do TCE-MT” e o auditor público Carlos Eduardo Amorim, sobre o Sistema de Auditoria Pública Informatizada de Contas. “Operacionalização das atividades do Controle Interno” foi tema de palestra ministrada pelo auditor substituto de conselheiro, Isaías Lopes da Cunha. Encerrando a programação o auditor público Ronaldo Ribeiro de Oliveira, falou aos participantes sobre Regime Próprio de Previdência Social e legislação de pessoal.
Imprimir