Imprimir

Notícias / Agronegócios

Pecuaristas e Acrimat criarão fórum para melhorar a bovinocultura em MT

Da Redação/Com Assessoria

Na próxima segunda-feira (18), às 14 horas, a Associação dos Criadores de Mato Grosso, realiza uma reunião para discutir com representantes de todos os elos da cadeira produtiva, a criação do Fórum Permanente da Bovinocultura de Corte do Estado de Mato Grosso. O Fórum é um pleito do setor pecuário, detectada no “Diagnóstico da Cadeia Produtiva da Bovinocultura de Corte”, realizada em 2007 pelo Fundo de Apoio à Bovinocultura de Corte - Fabov e pela Federação de Agricultura e Pecuária – Famato.

Os produtores, durante a pesquisa, pontuaram a necessidade de organização da cadeia e melhoria do relacionamento entre os diferentes elos e a criação de um Fórum Permanente facilitaria o controle e gestão das iniciativas, a organização e hierarquização das ações propostas e em implantação. Essa comissão permanente será composta de especialistas, consultores, agentes representativos e autoridades políticas.

“Com o apoio do Fabov para viabilizar essa organização do setor, através desse Fórum, vamos poder traçar uma direção única da cadeia produtiva. Vamos discutir os mesmos assuntos, reunidos num mesmo lugar, sem se dispersar. Hoje falta integração entre os elos da pecuária e com esse novo formato, vai funcionar”, avaliou o presidente do Fabov, Julio Ferraz.

O superintendente da Acrimat, Luciano Vacari, ressalta que “a grande missão desse Fórum será de sentar todos os elos e discutir pautas em benefício de todos, pois não podemos continuar com ações isoladas de cada setor, sendo que todos tem suas responsabilidades”. Vacari explicou que “a Acrimat, em seu planejamento estratégico, definiu o desenvolvimento dessa ação e no dia 18 vamos ter a primeira reunião”.

Fazem parte do Fórum Permanente da Bovinocultura de Corte do Estado de Mato Grosso, as seguintes entidades: Acrimat – Associação dos Criadores de MT; Fabov – Fundo de Apoio a Bovinocultura de Corte; Famato – Federação de Agricultura e Pecuária de MT; Seder - Secretaria de Desenvolvimento Rural;Indea – Instituto de Defesa Agropecuária; Imea - Instituto Mato-grossense de Economia Agricula; MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Comissão de Fortalecimento Interno da Acrimat; Sefaz – Secretaria de Fazenda; Sema – Secretaria de Meio Ambiente; Sindifrigo – Sindicato dos Frigoríficos de MT; Asmat – Associação de Supermercados de MT; Acrinorte – Associação dos Criadores do Norte de MT; Acrivale – Associação dos Criadores do Vale do Arinos; ACNMT – Associação dos Criadores de Nelore; APR-MT – Associação dos Proprietários Rurais de MT;Criasul – Associação dos Criadores do Sul de MT; ASFAX – Associação dos Fazendeiros do Vale do Araguaia e Xingu.
Imprimir