Imprimir

Notícias / Esportes

Timão vence em Campinas, termina em primeiro e pega Ponte nas quartas

Globo Esporte

Enquanto os titulares descansam para a Taça Libertadores, os reservas deram ao Corinthians a liderança do Campeonato Paulista. Na última rodada da primeira fase, o Timão B ignorou a força da Ponte Preta em Campinas e venceu por 2 a 1, no estádio Moisés Lucarelli, terminando a primeira fase na ponta. O adversário nas quartas de final será a própria Macaca, no próximo fim de semana, no Pacaembu - a Federação Paulista divulga a data na terça-feira.

O Corinthians contou com a ajuda do rival São Paulo para chegar ao topo da tabela. O Tricolor perdeu por 2 a 1 para o Linense, em Lins, e permitiu que o Alvinegro assumisse o posto justamente na partida final. O Timão terminou com 46 pontos contra 43 da equipe dirigida por Emerson Leão.

Mesmo com muitas mudanças na equipe, o Corinthians triunfou sem grandes dificuldades no interior. Os gols saíram apenas no segundo tempo, com Chicão, de pênalti, e Weldinho, aproveitando rebote do goleiro Bruno. Renato Cajá, também em penalidade, descontou nos acréscimos. Com o tropeço, a Macaca estaciona nos 28 pontos e avança ao mata-mata com a última vaga.


Classificação do Paulistão


A tão esperada estreia de Zizao não aconteceu. O chinês, relacionado pela primeira vez para uma partida, ficou no banco de reservas, mas não foi chamado por Tite para entrar. O treinador optou por colocar Giovani, Felipe e Matheus no segundo tempo. Com a chegada da fase final do torneio, o meia-atacante asiático dificilmente voltará aparecer em duelos oficias.

O Timão mira agora a liderança geral da primeira fase da Taça Libertadores. O clube está classificado no Grupo 6 e enfrenta o Deportivo Táchira-VEN, quarta-feira, às 22h, no Pacaembu. Já a Ponte Preta luta para seguir na Copa do Brasil. Depois de perder por 2 a 1, em Goiânia, recebe o Atlético-GO, quarta-feira, às 19h30m, no Majestoso.

Vitor Júnior tenta o gol, mas Bruno Fuso impede (Foto: Marcos Ribolli/GLOBOESPORTE.COM)

Timão domina o primeiro tempo
Apesar de jogar fora de casa e apenas com um jogador considerado titular (Chicão), o Corinthians teve o controle do primeiro tempo. Não foi uma atuação brilhante, mas, mesmo com tantas modificações, o Timão dominou o adversário e criou as principais chances de marcar. Coube à Ponte Preta priorizar a defesa e buscar os contra-ataques, todos pouco aproveitados pelos homens de frente.

Mais incisiva, a equipe da capital poderia ter largado em vantagem logo aos dois minutos em uma bela jogada do meia Douglas. O maestro partiu em disparada pelo meio e chutou rasteiro da intemediária. O goleiro Bruno soltou a bola e Vitor Júnior fez falta ao tentar pegar o rebote.

O Timão cresceu quando passou a explorar o lado direito do ataque, com Gilsinho e Weldinho. De lá, partiu o cruzamento para novamente Vitor Júnior aparecer na segunda trave e cabecear para fora com muito perigo. Douglas, em cobrança de falta com desvio, e Ramon, em chute cruzado, também estiveram próximos de marcar.

A Macaca teve pouca força ofensiva para assustar. Renato, cérebro da equipe, quase não produziu e deixou o ataque sem alternativas. O centroavante Roger foi quem mais arriscou, porém, sem incomodar. O melhor momento surgiu perto da ida para o intervalo. Enrico surgiu entre os zagueiros na área e, de cabeça, mandou para fora.

Vitória em cinco minutos. E sem Zizao
O Corinthians não deu tempo para a Ponte Preta perceber o reinício da partida. Aos 20 segundos, Vitor Júnior arrancou pelo lado esquerdo, invadiu a área e cruzou. Gilsinho apareceu livre na pequena área e, antes de finalizar, foi empurrado pelo lateral-esquerdo Renan. Chicão bateu a penalidade e fez 1 a 0.

A desvantagem fez a Macaca entrar em colapso e abrir espaços para o adversário. O Timão não demorou a aproveitar. Vitor Júnior recebeu de Elton pela esquerda e bateu cruzado. Bruno deu rebote e Weldinho, como se fosse uma cobrança de pênalti, aumentou para os paulistanos.

Não restou outra alternativa à Ponte Preta a não ser atacar para tentar descontar. A inspiração, contudo, esteve longe do Majestoso. A equipe só conseguiu assustar com Roger. Primeiro, o camisa 9 apareceu livre na área, mas errou o chute e permitiu que Danilo Fernandes desviasse para escanteio. Em seguida, desviou de cabeça no canto esquerdo e o goleiro corintiano segurou.

Com o jogo praticamente decidido, a expectativa ficou por conta da estreia de Zizao com a camisa do Corinthians. Tite aumentou ainda mais a dúvida sobre a entrada. De trás de um dos gols, Zizao viu o treinador colocar Giovani e Felipe, restando apenas uma troca. O sonho do asiático acabou aos 42, quando o técnico chamou Matheus para entrar.

Zizao quase comemorou o terceiro gol do Timão em linda arrancada do zagueiro Marquinhos partindo do meio de campo. Vitor Júnior e Elton pararam em belas defesas de Bruno. Aos 43, a Ponte descontou. Willian Arão derrubou Maranhão na área e o árbitro marcou pênalti. Renato Cajá descontou, mas já era tarde para reagir.
Imprimir