Imprimir

Notícias / Brasil

Juiz nega pedido para transferir Cachoeira de presídio no RN

G1

O juiz da 11ª Vara Criminal Federal de Goiânia Paulo Augusto Moreira Lima negou o pedido para que o bicheiro Carlinhos Cachoeira fosse transferido do presídio de segurança máxima de Mossoró, no Rio Grande do Norte, para uma penitenciária em Goiás. A decisão foi assinada na última sexta-feira (13).

Suspeito de chefiar uma quadrilha de jogo ilegal, Cachoeira foi preso pela Polícia Federal no final de fevereiro, durante a operação Monte Carlo, e por questões de segurança foi transferido para o Rio Grande do Norte. A defesa pode recorrer da decisão ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região. O G1 entrou em contato com os advogados do bicheiro e aguarda retorno.

Escutas telefônicas apontaram o envolvimento dele com parlamentares, motivo pelo qual o Congresso vai instaurar uma CPI mista (comissão parlamentar de inquérito com senadores e deputados).

Os advogados do bicheiro pediram a remoção de Cachoeira , mas não indicou um presídio específico para o qual ele poderia ser removido – apenas pediu que ele saísse do sistema prisional federal, que tem regras mais rigorosas de segurança. Entre os argumentos, está o de que esta é a primeira prisão do bicheiro.

A intenção era de que Cachoeira fosse para uma penitenciária em Goiás, onde poderia ficar próximo de familiares e advogados. A defesa de Cachoeira é comandada pelo ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos.

Liberdade
Na última quinta-feria, o ministro Gilson Dipp, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), negou nesta quinta-feira (12) o pedido de liberdade feito pela defesa do bicheiro.

No final de março, Cachoeira já teve um pedido de liberdade negado pela Terceira Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região. A defesa argumentou que o bicheiro não tem antecedentes criminais.

A decisão do ministro é liminar (provisória). O mérito do pedido feito pela defesa do bicheiro ainda terá de ser analisado pela Quinta Turma do STJ. Esse julgamento ainda não tem data para ocorrer.
Imprimir