Imprimir

Notícias / Brasil

Concurso do magistério é marcado por confusão em Uruguaiana, RS

G1

O domingo (15) foi de disputa por vagas no magistério do Rio Grande do Sul para mais de 60 mil pessoas. As provas ocorreram sem maiores problemas na maior parte do estado, mas uma confusão marcou o concurso púbico na cidade de Uruguaiana, na Fronteira Oeste.

Em uma escola do município, candidatos que prestariam o concurso para os cargos de Educação Física e Língua Portuguesa tiveram as provas trocadas. A coordenação determinou a troca dos exames, mas muitos candidatos não aceitaram. Eles não prestaram o concurso e registraram ocorrência na delegacia de polícia.

Não houve registro de incidentes mais graves nos outros 153 locais distribuídos por todo o estado onde o concurso foi realizado. No Instituto de Educação, em Porto Alegre, um dos locais que reuniu o maior número de inscritos, o movimento foi tranquilo e ninguém chegou atrasado.

Os 69.614 candidatos inscritos tiveram quatro horas para responder 60 questões. De acordo com a Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH), uma verificação prévia estimou o índice de abstenção em torno de 10%. O percentual oficial deverá ser divulgado pelo órgão responsável pelo concurso ainda neste domingo.

Foram oferecidas 10 mil vagas para o quadro de carreira do magistério estadual para 131 habilitações diferentes. O gabarito da prova será divulgado quinta-feira (19). A partir de agosto, a Secretaria da Educação deve começar a anunciar as primeiras nomeações. O último concurso para o magistério estadual foi realizado há sete anos.
Imprimir