Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Tipo sanguíneo pode aumentar risco de infecção por rotavírus, diz estudo

G1

Um estudo publicado neste domingo (15) sugere que o tipo sanguíneo pode deixar algumas pessoas mais expostas a infecções. A pesquisa descobriu que uma estrutura presente no sangue tipo A facilita a chegada do rotavírus ao intestino.

O rotavírus é a principal causa de diarreia e desidratação em crianças. Estima-se que quase 500 mil pessoas morram por ano, em todo o mundo, em decorrência da infecção provocada pelo vírus.

Os cientistas descobriram dois tipos diferentes – cepas – do rotavírus que conseguem se ligar facilmente a um antígeno presente no sangue tipo A. As células que não tinham esta substância não foram infectadas, nas experiências feitas em laboratório.

Como esta pesquisa foi feita apenas com colônias de células em laboratório, ainda é preciso fazer novos estudos para confirmar se as pessoas com tipo sanguíneo A realmente estão mais expostas ao risco.

Outro passo importante que pode ser dado nas próximas pesquisas é descobrir se cepas diferentes do rotavírus usam um mecanismo semelhante para infectar pessoas com outros tipos sanguíneos.

A pesquisa foi conduzida por uma equipe da Faculdade de Medicina Baylor, em Houston, nos Estados Unidos, e publicada pela revista científica “Nature”.
Imprimir