Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Caravana da Saúde estará em VG hoje e amanhã

Da Assessoria

Nesta terça e quarta-feira (17 e 18 de abril) os servidores da Comarca de Várzea Grande receberão nova visita da Caravana da Saúde, realizada pelo Programa Bem Viver, e terão a oportunidade de ouvir orientações sobre como melhorar os hábitos alimentares e a rotina de exercícios, o que certamente proporcionará maior bem-estar aos participantes.

A equipe do Programa Bem Viver do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, sob coordenação da servidora Maria Lúcia Aguiar, estará no Fórum Desembargador Cesarino Delfino César, a partir das 17h desta terça, promovendo atividades para diagnosticar o perfil de saúde dos servidores. Até as 19h30, os funcionários do fórum poderão assistir palestras motivacionais, com informações sobre saúde, álcool e drogas.

Já na quarta, das 7h30 às 11h, os servidores serão submetidos a avaliações médicas. A equipe de enfermagem do Tribunal de Justiça realizará a anamnese, que nada mais é do que a entrevista do profissional da saúde com o paciente. Esse procedimento tem o objetivo de ser o ponto inicial para o diagnóstico de alguma doença ou atestar o estado de saúde da pessoa. A anamnese geralmente é responsável por 85% do diagnóstico da clínica médica, enquanto os exames clínicos ou físicos identificam o problema em 10% dos casos e os exames laboratoriais em 5%.

Os enfermeiros também vão auferir a pressão arterial dos servidores e irão coletar sangue para a realização de três exames. O primeiro é o hemograma, normalmente solicitado para acompanhar a evolução de uma doença. O segundo exame será o lipidograma para identificar a dosagem de colesterol e o terceiro será o de glicose, para identificar a diabetes e o nível em que ela esteja. Para evitar um resultado incorreto, os profissionais da saúde orientam os servidores para que façam um jejum de 12 a 14 horas antes da coleta do sangue.

Os nutricionistas do TJ vão medir o peso, a altura e a circunferência abdominal dos funcionários. Já os psicólogos vão fazer um questionário para traçar o perfil dos servidores. Esse acompanhamento é periódico.
Imprimir