Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Ritmo africano kuduro traz benefícios ao corpo para quem gosta de dançar

Bem Estar

Você já dançou kuduro? Talvez o nome seja estranho para você, mas o ritmo já faz parte da abertura da novela das 21h da TV Globo, “Avenida Brasil”, e das baladas do país e do mundo.

Essa é uma dança africana que surgiu em Angola há quase 20 anos. Na língua “kibundo”, falada em Angola e Luanda, significa “bumbum parado”. E o que determinou a disseminação do kuduro foi a prática de competições entre grupos de amigos, para premiar quem se saísse melhor.

Hoje, o ritmo já se mistura a outros sons, como sertanejo, zumba e charme. Segundo o coreógrafo Dudu Neves e o preparador físico José Rubens D'Elia, para começar, é preciso respeitar os seus limites, hidratar-se e alimentar-se bem, e escolher uma roupa e um calçado confortáveis.

No Brasil, essa dança angolana foi trazida pelo cantor luso-francês Lucenzo, compositor da música “Vem dançar kuduro” em Portugal. De lá para cá, a faixa ganhou versão no país, com o cantor Latino, em sua “Dança kuduro”. No tema da novela, a adaptação é “Vem dançar com tudo”. Todas estão nas paradas de sucesso das rádios brasileiras e são pedida obrigatória nas festas.

O kuduro traz influências do soul americano e do R&B (rhythm and blues). A ginga da música brasileira é diferente da que se faz em Angola. Em uma comparação simples, poderíamos dizer que essa é uma dança de rua, que fica entre o que aqui se chama de funk e hip hop.

Vantagens do kuduro

1 – Melhora a capacidade cardiovascular
Dançar é um ótimo exercício, que beneficia o coração e os batimentos. Para se ter uma ideia, é uma atividade de intensidade média que exige 70% do potencial do músculo cardíaco. É o equivalente à natação e mais do que uma pedalada.

2 – Ajuda a coordenação motora
Na dança, os membros superiores e inferiores trabalham de forma coordenada. Isso é ótimo para melhorar a coordenação motora, em especial para pessoas mais velhas ou com algum tipo de dificuldade.

3 – Fortalece os membros
Ao trabalhar com o quadril parado e aumentar o volume de movimentos nos braços e pernas, o kuduro dá resistência aos músculos dos membros e os fortalece.

4 – Queima calorias
Em uma prática moderada, cerca de 300 kcal são queimadas a cada meia hora. A vantagem é que, quanto mais se avança para os passos seguintes, mais o gasto aumenta. Isso se deve ao fato de que os passos iniciais são básicos, enquanto os seguintes são mais complexos e exigem mais do corpo.

5 – Garante bem-estar
Endorfina e serotonina, dois hormônios relacionados com as sensações de prazer, têm sua descarga aumentada no momento em que dançamos o kuduro. A música, em si, já tem o poder de contagiar, mas, quanto mais as pessoas entram no ritmo e começam a dançar, mais esse processo tende a crescer.

Kuduro em oito passos
No refrão da versão de Latino, a marcação usada na dança vai de 1 a 8:

1 - Mãos pra cima
2 - Cintura solta
3 - Dá meia volta
4 - Dança kuduro
5 - Não se canse agora
6 - Começou a festa
7 - Mexe a cabeça
8 - Dança kuduro


Aprendi com o Bem Estar
O diretor administrativo Luciano Reginato, morador de Recife, deixou de comer "besteiras" após ver as dicas do endocrinologista Alfredo Halpern.

Ele passou a se alimentar melhor, incluindo frutas e verduras na alimentação, e desde o dia 20 de fevereiro já conseguiu eliminar três quilos.
Imprimir