Imprimir

Notícias / Informática & Tecnologia

Sites questionam método usado para medir blogueiros pagos nos EUA

Folha de S.Paulo

O site do "Wall Street Journal" publicou no fim do mês passado uma reportagem que diz que há quase tanta gente ganhando dinheiro como blogueiro quanto como advogado nos Estados Unidos. O texto correu mundo, e até a Folha publicou a informação.

Mas diversos sites questionaram o método usado pelo jornalista Mark Penn. O jornalista usou um estudo do Technorati sobre o estado da blogosfera para dizer que 2% dos blogueiros, ou 452 mil, lucram com seus sites.

Sites questionaram o método usado para medir o número de blogueiros pagos nos EUA
O estudo foi respondido por cerca de 1.300 blogueiros, e a amostra não foi considerada representativa, disseram os críticos.

O jornalista também escreveu que blogueiros que conseguem 100 mil visitantes únicos consegue ganhar US$ 75 mil em um ano. "Isso soa absurdamente alto. Temos dificuldade em acreditar que quase 500 mil pessoas ganham a vida fazendo a vida com blogs. Mas queremos encorajar outras 500 mil a tentarem. A maioria vai morrer", disse Henry Blodget, do Silicon Alley Insider.

Patricio Robles, do Econsultancy (econsultancy.com), escreveu que Penn misturou diferentes estatísticas para chegar ao que queria. Lane Hudson, do Huffington Post (www.huffingtonpost.com/lane-hudson), disse que a tese de Penn sobre "a mais nova profissão norte-americana" é prematura e exagerada.

Após a polêmica, Mark Penn acrescentou informações em seu texto. Em relação ao tráfego, ele disse que o dado veio da pesquisa do Technorati --que afirma que aqueles que têm 100 mil visitas ou mais ganham, em média, US$ 75 mil. Trata-se, portanto, da média, e não do padrão, disse ele.

Imprimir