Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Tuberculose em Cuiabá está acima da média

Da Redação C/ Asssessoria

O índice de detecção de novos casos de Tuberculose em Cuiabá é de 94,7%, bem acima do preconizado pelo Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde (MS), que é de 70%. Porém, o índice de cura é de 73,9% e de abandono de 7,9% quando o aceitável é de 85% e 5%, respectivamente.

Em Cuiabá, informa a enfermeira Brasilina Faria, gerente do Programa da Tuberculose, informa que em 2008 foram registrados 441 casos, sendo 373 casos novos. Destes, 200 eram da forma “bacilífero”. Conforme recomendação do Ministério da saúde, o município deve descobrir pelo menos 70% dos casos e curar pelo menos 85% dos casos da forma “bacilífero”, sendo que o índice de cura aceitável é de 5%. A conformação do caso é feita por meio de exame de escarro que comprova a presença da bactéria. Esses pacientes tinham como principal sintoma a tosse.

E é justamente por isso que a Secretaria de Saúde de Cuiabá está intensificando o Programa de Combate à Tuberculose no município, a começar pela capacitação de cerca de 100 médicos e enfermeiros da rede básica, das policlínicas e do Serviço de Atendimento Ambulatorial em DST/Aids (SAE).“Estamos intensificando o programa para melhorar nossos índices”, diz o diretor de Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Cuiabá, Marco Aurélio Bertúlio Neves Brasilina.




Imprimir