Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Sarney deixará hospital nesta segunda, diz assessoria

R7

O presidente do Senado Federal, José Sarney (PMDB-MA), deve deixar o hospital nesta segunda-feira (23), segundo a assessoria de imprensa do senador. Ele passa bem e receberá a visita do senador Pedro Simon (PMDB-RS) neste domingo (22).

Sarney foi internado no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, no dia 14 de abril. Ele passou mal em Brasília. No início da madrugada, após sentir dores no peito, foi submetido a um cateterismo, procedimento no qual os médicos introduzem uma espécie de pequeno cano — chamado de cateter — para chegar ao coração do paciente e identificar o entupimento de artérias.

Depois do exame, Sarney foi submetido a uma angioplastia e recebeu um stent, tipo de mola colocada dentro da artéria que está obstruída para melhorar a circulação sanguínea em seu interior.
A assessoria do hospital não confirma que o senador deixará o local amanhã. A última informação, na manhã deste domingo, era que Sarney continuava internado com quadro estável e passando bem.
Na última terça-feira (17), o peemedebista pediu licença de 15 dias do cargo de presidente do Senado e ficará em São Paulo até receber alta médica. A senadora Marta Suplicy (PT-SP), 1ª vice, responde pela presidência do Senado.

Histórico de Sarney

Em 2009, o ex-presidente da República se sentiu mal no Senado e foi atendido pelo serviço médico da casa. Na época, foi diagnosticado com um quadro de gastroenterite, uma inflamação que ataca o estômago e o intestino.

No ano seguinte, Sarney foi internado em um hospital do Maranhão e depois encaminhado para o Sírio-Libanês após uma arritmia cardíaca, provocada por uma infiltração pulmonar.

No próximo dia 24, José Sarney completa 82 anos. Ele já foi governador do Maranhão, presidente da República e está em seu terceiro mandato consecutivo no Senado, casa que preside desde fevereiro de 2009.
Imprimir