Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Setor de base florestal discutirá alternativas com o governador

Da Assessoria

Alternativas para impulsionar o segmento de base florestal em Mato Grosso serão debatidas por representantes do segmento, deputados e o governador Silval Barbosa (PMDB) durante reunião na manhã de terça-feira, dia 24, às 9h, no Palácio Paiaguás. A reunião é resultado da audiência pública convocada pelo deputado Percival Muniz (PPS), na semana passada, com o intuito de buscar mecanismos para melhorar o desenvolvimento e o fomento do setor.

Percival destaca que o setor de base florestal é um importante gerador de divisas, renda e empregos em Mato Grosso. No entanto, não recebe o mesmo tratamento que outros segmentos da economia estadual. “ Sem o devido apoio e incentivo, o setor sofre com o excesso de burocracia e engatinha do Estado, mas, mesmo assim, contribui muito para geração de emprego e divisas para o Estado”, avalia.

O setor de base florestal atualmente é responsável por 6% do PIB (Produto Interno Bruto) do estado e gera cerca de 160 mil empregos diretos e indiretos. Muniz ressalta que nos debates da audiência pública ficou claro que é necessário destravar o desenvolvimento do segmento e criar, urgentemente, condições para que seja desburocratizada, por exemplo, a análise de processos e a liberação de manejos florestais por parte da Sema (Secretaria de Estado de Meio Ambiente).

“Ficou evidente que o anseio do setor de base florestal do Estado é de que se tenha autonomia nos trabalhos, que se dê foco e prioridade aos assuntos do segmento, o que hoje não ocorre por parte da Sema, que é voltada mais para a fiscalização. O segmento necessita de um órgão que agilize as ações, que pode ser uma secretária, uma fundação o instituto. Estamos iniciando esse debate para construir um consenso a respeito do melhor caminho para turbinarmos esse setor, que pode contribuir muito mais com Mato Grosso”, ressalta o deputado Percival.
Imprimir