Imprimir

Notícias / Brasil

Delegado entrega inquérito da morte de adolescente no Hopi Hari à Justiça

G1

O delegado Álvaro Santucci Noventa Júnior entregou à Justiça nesta quinta-feira (26) o inquérito da morte de Gabriela Yukari Nichimura, de 14 anos, no parque de diversões Hopi Hari, em Vinhedo (SP).

Os trabalhos que resultaram em 11 indiciamentos por homicídio culposo - quando não há intenção de matar - pelo acidente no brinquedo "La Tour Eiffel", em 24 de fevereiro, foram concluídos após 63 dias.

"Estou muito satisfeito pelos resultados e cooperação das autoridades. Foi o caso mais difícil em virtude da repercussão social", resume o delegado.

O promotor de Justiça Rogério Sanches disse que receberá o documento na sexta (27) e pretende oferecer as denúncias em sete dias, embora o prazo legal para conclusão dos trabalhos seja de 15 dias. Ele afirma que não cogita a hipótese de responsabilizações por homicídio doloso - quando há intenção de matar - pois só caberiam, segundo ele, caso alguém quisesse ou aceitasse a morte de Gabriela.

O promotor reiterou no dia 19 que vai avaliar os conteúdos produzidos pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), pela promotora dos Direitos do Consumidor, Ana Beatriz Sampaio Vieira, além de buscar respostas para a possível alteração da cena do crime e agravantes apontados pelo delegado.

Sanches informou que estuda a possibilidade de reduzir o número de indiciados pelo acidente que matou a adolescente em 24 de fevereiro. "Pode ter uma pequena divergência, que é normal e saudável, pois a princípio vejo que o delegado trabalhou com o número máximo de indiciamentos, mas respeito o convencimento dele e vou analisar as razões apontadas", explica.

A assessoria do Hopi Hari informou que o parque vai aguardar a decisão do Ministério Público. No dia 17, informou por meio de nota que "o indiciamento é um ato provisório da autoridade policial que não significa condenação. Por isso, em respeito a seus profissionais, o parque aguardará a decisão judicial (...). O acidente foi uma fatalidade causada por uma série de falhas humanas, cuja responsabilidade individual está sendo apurada", informa.

Veja lista completa dos indiciados
Vitor Igor Spinocci de Oliveira – Atendente de Operação
Marcos Antônio Tomaz Leal – Atendente de Operação
Edson da Silva – Atendente de Operação
Lucas Martins Figueiredo – Supervisor de Operações (Atendente Sênior)
Juliano Ambrósio – Técnico de Manutenção/Formação em Mecatrônica
Rodolfo Rocha de Aguiar Santos – Técnico em Eletrônica e Eletrotécnica
Adriano César de Souza – Técnico de Manutenção Mecânica
Luiz Carlos Pereira de Souza – Sênior Mecânico
Stefan Fridolin Banholzer – Gerente Geral de Manutenção e Projetos
Claudio Luis Pinheiro Guimarães – Vice-Presidente do Hopi Hari
Armando Pereira Filho – Presidente do Hopi Hari
Imprimir