Imprimir

Notícias / Mundo

Policiais e bombeiros fazem exercício antiterror em Nova York

Folha Online

Cerca de 800 policiais e bombeiros de Nova York e Nova Jersey participaram neste domingo de uma simulação na qual falsas bombas explodiram dentro de um vagão da linha ferroviária PATH, que liga o Marco Zero, ponto onde ficavam as torres gêmeas do World Trade Center, destruídas nos atentados terroristas de 11 de Setembro, a Nova Jersey.

Oficiais compraram anúncios na TV e encheram as estações da linha ferroviária com avisos sobre a simulação para evitar que se repetisse o pânico ocorrido na região quando um avião igual àquele usado pelo presidente Barack Obama ficou sobrevoando o Marco Zero, no final de fevereiro passado. As pessoas pensaram que seria um ataque, mas era uma sessão de fotos da aeronave. Um assessor do governo acabou renunciando por causa do episódio.

O exercício deste domingo começou às 8h01, com a explosão de duas bombas falsas. Em 15 minutos, dezenas de bombeiros com máscaras de oxigênio começaram a adentrar a estação ferroviária cujo túnel fica sob o rio Hudson. Dezenas de carros de bombeiros passaram pelo local, praticamente deserto a essa hora.

O trem devia estar transportando aproximadamente 700 pessoas, mas havia apenas 150 estavam a bordo.
Imprimir