Imprimir

Notícias / Educação

Senai-MT e Seduc pactuam 40.412 vagas gratuitas para qualificação de jovens

Da Assessoria/ Sistema Fiemt

Jovens mato-grossenses que buscam formação terão mais uma oportunidade de estudar e preparar-se para o mercado. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT) e a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) pactuaram hoje (27/04) 40.412 vagas gratuitas em cursos de qualificação e técnicos, presenciais e a distância, para estudantes do Ensino Médio e Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Por meio da parceria, a proposta é levar educação profissional para este público em 91 municípios do Estado, por meio da atuação conjunta entre escolas públicas e unidades operacionais do Senai-MT.

O protocolo de intenções foi assinado esta manhã, na sede do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), em Cuiabá, pelo presidente em exercício do Sistema Fiemt, Jandir Milan, pelo diretor regional do Senai-MT, Gilberto Figueiredo, e pelo o secretário de Educação, Ságuas Moraes. O acordo prevê 20.412 vagas gratuitas em cursos presenciais de qualificação e de habilitação técnica por meio do Pronatec. Estas vagas são destinadas ao público Bolsa Formação Estudante, que atende aos alunos do 2° e do 3° ano do Ensino Médio e da Educação Jovens e Adultos (EJA). Na modalidade Educação a Distância, o protocolo de intenções prevê 20.000 vagas gratuitas nos seguintes cursos: Empreendedorismo, Meio Ambiente, Legislação Trabalhista, Segurança do Trabalho, Tecnologia da Informação e Propriedade Intelectual. Neste caso, a metodologia de estudo é via internet, e as vagas estão disponíveis para estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental e 1° ano do Ensino Médio, além dos jovens da EJA do Ensino Fundamental.

Durante a assinatura do protocolo de intenções, o presidente em exercício do Sistema Fiemt, Jandir Milan, destacou a importância da parceria com o Governo do Estado para aumentar a oferta de mão de obra qualificada em Mato Grosso. Ele ressaltou que o Senai-MT tem conquistado destaque nacional por ser líder de matrículas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), e atribuiu este desempenho à atuação integrada com as instituições de ensino demandantes, como a Seduc. O evento contou também com a presença do presidente licenciado do Sistema Fiemt, Mauro Mendes, que reforçou a necessidade das indústrias em investir na formação dos trabalhadores, uma vez que esta postura contribui decisivamente para elevar a competitividade do setor e promover o crescimento da economia do Estado.

Na ocasião, o diretor regional do Senai-MT, Gilberto Figueiredo, agradeceu a Seduc por unir esforços com o Sistema Fiemt em levar educação profissional aos jovens de Mato Grosso e, consequentemente, aumentar as chances deles para pleitear melhores empregos e qualidade de vida no trabalho. Além disso, comentou sobre a dificuldade que as instituições de ensino têm hoje para efetivamente promover a educação, uma vez que, apesar da exigência do mercado por profissionais preparados, o interesse dos trabalhadores em estudar ainda está aquém da necessidade. "O número de vagas que o Sistema Indústria oferece é grande e crescente, mas faltam pessoas que realmente buscam qualificação de forma compromissada. É por isso que parcerias como as da Seduc são importantes para mobilizar e conscientizar os trabalhadores da necessidade de preparação para o mercado". Ele aproveitou e citou também outras instituições parceiras, como a Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), que, juntamente com o Senai-MT oferece 22.000 vagas gratuitas pelo Pronatec, na modalidade Formação Trabalhador (Seguro-Desemprego).

O secretário de Estado de Educação, Ságuas Moraes de Sousa, também agradeceu a parceria com o Sistema Fiemt, e destacou a importância da atuação convergente com o Senai-MT para o alcance dos objetivos do Pronatec. Ele lembrou que, desde o ano passado, já foram pactuadas 24.556 vagas gratuitas em cursos de qualificação e habilitação técnica para estudantes de escolas públicas, fato que contribui decisivamente para aliar o ensino formal ao conhecimento técnico focado no mercado de trabalho.

Para participar, os estudantes podem procurar a secretaria da escola onde estuda e efetuar a pré-matrícula. Além desta opção, este público também poderá candidatar-se às vagas durante a Ação Global 2012, que ocorrerá dia 05 de maio, no Centro de Espiritualidade e Convenções João Paulo II (SesiPapa), em Cuiabá. Na ocasião, o Senai-MT e a Seduc estarão mobilizados com equipes para atendimento aos estudantes, que poderão cadastrar-se e efetuar a pré-matrícula diretamente no local. Mais informações (65) 3611-1533.

Imprimir