Imprimir

Notícias / Política BR

CPMI vai restringir investigação à diretoria da Delta no Centro-Oeste

De Brasília - Vinícius Tavares

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Congresso Nacional que investiga as relações do bicheiro Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, com agentes públicos e privados vai restringir suas investigações à diretoria da construtora Delta na região centro-oeste. A decisão foi anunciada na tarde desta quarta-feira (2.5) pelo relator da CPMI, deputado Odair Cunha (PT-MG), durante a leitura do plano de trabalho e do cronograma da Comissão.

Segundo Odair Cunha, serão iniciamente ouvidos por senadores e deputados os investigadores das operações Vegas e Monte Carlo. Sem citar nomes de agentes públicos do governo, Cunha disse que também estão convocados os governadores envolvidos.

"Serão convocados delegados, procuradores, além de empresários e a diretoria da Delta no Centro-Oeste e governadores envolvidos e denunciados", ressaltou.

O depoimento do senador Demóstenes Torres (sem partido-GO), que responde no Conselho de Ética do Senado por suposta quebra de decoro parlamentar, será dado no dia 31 de maio, dois dias depois da oitiva que será feita para colher a versão do empresário Cláudio Abreu, ex-homem forte da Delta que foi preso na semana passada. Já a oitiva com o empresário Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, será feita no dia 17 de maio.

A primeira audiência pública será feita no dia 8 de maio, com a convocação do delegado Raul Alexandre Sousa, responsável pelas investigações da operação Vegas, da Polícia Federal. No dia 10 é a vez do depoimento dos delegado Matheus Rodrigues, da operação Monte Carlo, além dos procuradores da República Daniel de Resende Salgado e Lea Batista de Oliveira, também responsáveis pela investigação da operação Monte Carlo.

No dia 22 ocorre oitiva para ouvir José Olimpio de Queiroga Neto, apontado como um dos nomes de confiança de Cachoeira, além de Gleyb Ferreira da Cruz, Geovani Pereira da Silva, Wladimir Henrique Garcez, Lenine Araújo de Souza. Já no dia 24 Idalberto de Araújo e Jairo Martins, todos envolvidos diretamente com o bicheiro e que tiveram conversas interceptadas pela PF.

A CPMI terá 180 dias para concluir os trabalhos. Odair Cunha afirmou que o relatório final será redigido ao longo dos trabalhos. Sobre as audiências públicas, o relator definiu que haverá duas por semana durante o mês de maio. A previsão dos trabalhos durante os meses de junho, julho, agosto e setembro é de realizar uma audiência por semana.

Atualizada às 15h54 Mais informações em instantes.
Imprimir