Imprimir

Notícias / Cidades

IBGE instala Comissão Censitária em Mato Grosso

Da Redação/Seplan-MT

Mais que saber quantos brasileiros moram de Norte a Sul, o censo 2010 irá determinar ações do poder público em todas as esferas e traçar um retrato atualizado da população. Esse é o objetivo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em todo território nacional com a realização do Censo 2010, construindo assim, um conjunto de informações desde a quantidade de moradores por município até o nível de instrução das pessoas.

No Brasil, serão 58 milhões de domicílios, que irão traçar um retrato atualizado da população. No ano que vem o IBGE vai realizar a nova contagem da população, com o Censo Demográfico 2010. Em Mato Grosso a primeira reunião de instalação da Comissão Censitária Estadual (CCE), será no dia 19 de maio, às 9h, no Auditório da Secretaria de Estado de Planejamento e Coordenação Geral (Seplan).

Segundo a Pesquisa Nacional de Amostragem por Domicílio (PNAD), do IBGE em Mato Grosso, cerca de 800 mil domicílios serão pesquisados no Estado. “A Seplan é o órgão estadual indicado pelo governador Blairo Maggi, responsável pela Divisão Político-Administrativa do Estado (DPA) e que estará atuando junto ao IBGE fornecendo o apoio para o pleno êxito do Censo 2010”, explicou o secretário Estadual de Planejamento, Yênes Magalhães.

“Dois pontos serão respondidos pelo Censo 2010, que são a distribuição da população pelo território e a representatividade de cada parcela dentro do todo. Assim, será possível dimensionar ações e determinar como será o desenvolvimento do Brasil, de maneira geral, na segunda década deste século”, explicou Eduardo Nunes, presidente do IBGE.

Tradicionalmente nas operações censitárias, o IBGE instala as Comissões Censitárias Municipais. Para o Censo 2010 serão instaladas as Comissões Censitárias Estaduais (CCEs), e as Comissões Municipais de Geografia e Estatística (CMGE), que representarão o marco inicial das operações do Censo 2010 no âmbito dos Estados.

“Os censos populacionais produzem informações imprescindíveis para a definição de políticas públicas e a tomada de decisões de investimento, sejam eles provenientes da iniciativa privada ou de qualquer nível de governo, e constituem a única fonte de referência sobre a situação de vida da população nos municípios e em seus recortes internos, como distritos, bairros e localidades, rurais ou urbanas”, avalia Yênes.

Representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do Estado e municípios, além de instituições da sociedade civil estarão participando do evento e vão acompanhar e auxiliar nas atividades do Censo 2010 através das Comissões.

Segundo a coordenadora da Unidade Estadual de CCEs do IBGE em Cuiabá, Tania Beatriz Teixeira Carvalho, “a CCE tem como objetivo maior a divulgação do Censo 2010 no Estado e a facilitação para implantação das CMGEs, bem como atender o princípio da transparência das operações do IBGE”, adiantou

A coordenadora explicou que a CCE deverá ser um espaço onde a população poderá se reportar ao IBGE para tratar de assuntos relativos a seu território e a sua população.

Ela informou que as instalações das CMGEs se iniciarão após a primeira reunião da CCE. “Recomenda-se que, entre a instalação da CCE e o início das instalações da CMGEs, haja um período de, aproximadamente, duas semanas, para que as instituições estaduais e/ou federais façam as mobilizações devidas, tais como divulgação e indicações de membros para compor as Comissões nos municípios”.

“A CCE deverá ser composta por entidades que tenham, fundamentalmente, capilaridade no Estado, como as instituições ligadas à saúde pública, educação, planejamento, agropecuária. A Comissão Estadual possuirá um caráter mais informativo e mobilizador, e sua função principal será a de apoiar as instalações nos municípios, através de indicações de representantes, disponibilidade de infraestrutura, divulgação e outras facilidades que dispuser”, finalizou Tania.

COMISSÃO CENSITÁRIA ESTADUAL

As CCMs funcionam como um canal de comunicação entre o IBGE e os representantes da sociedade e participam de todo o processo para a realização do Censo 2010 na contagem da população.

As CCMs vão acompanhar o andamento da coleta e auxiliar na solução de problemas e na identificação de eventuais omissões de domicílios e estabelecimentos.

Durante a coleta das informações, as CMGEs auxiliarão na solução de problemas e na identificação de eventuais omissões de domicílios. Podem ajudar, por exemplo, a divulgar a operação, a sensibilizar a população para responder corretamente as perguntas dos recenseadores e na oferta de meios de transporte para as equipes de campo.

Até junho deste ano, serão instaladas todas as 27 Comissões Censitárias Estaduais (CCEs) nas unidades federativas. As CMGEs estarão em funcionamento até julho de 2009.
Imprimir